Empresa de Braga capta 1,75 milhões para chegar ao Médio Oriente

PluggableAI
Foto: DR

A PluggableAI, uma ‘startup’ de Braga responsável pela criação de tecnologias de engajamento com fãs já usada em eventos como o Rock In Rio, captou, numa ronda ‘seed’, 1,75 milhões para acelerar o processo de internacionalização e crescimento da equipa.

Em comunicado, citado pelo jornal Eco, a empresa adianta que quer expandir-se para o mercado europeu e Médio Oriente.

Liderada pelo fundo GED Tech Seed, gerido pela sociedade de capital de risco GED Ventures, a ronda contou com a participação da Portugal Ventures (PV), sociedade de capital de risco do Banco de Fomento, que deu seguimento ao investimento realizado, em 2022, numa ronda pré-‘seed’ (no valor de 100 mil euros), ao abrigo da Call INNOV-ID, que permitiu a expansão inicial do negócio.

Com esta ronda, eleva-se assim para os 1,850 milhões de euros o montante já levantado no mercado pela empresa bracarense.

“Para a PluggableAI, este é um passo fundamental e necessário. Permitir-nos-á crescer a equipa e acelerar o negócio a uma velocidade que, de outra forma, não seria possível. Valida também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa nos últimos meses, não só pelo interesse demonstrado por diversas capitais de risco, mas também pelo follow-on da PV. Estamos muito entusiasmados por poder continuar a contar com o apoio da PV e, de hoje em diante, poder contar e trabalhar com a GED Ventures no crescimento da PluggableAI”, diz Bruno Fernandes, fundador e CEO, citado no comunicado.

Crescer equipa e reforçar parcerias
A nova injeção de capital vai permitir à startup reforçar a equipa. “Somos cinco elementos e estamos a recrutar ativamente. Pretendemos crescer até às 11/12 pessoas até final de 2024 e até às 17 pessoas até meados de 2025″, adianta o empresário ao Eco.

Fundada em 2022 e incubada na Startup Braga, com sede no edifício cultural GNRation, no centro histórico de Braga, a PluggableAI “desenvolve tecnologias focadas na criação e fortalecimento de ligações emocionais entre pessoas e marcas”.

Em concreto, desenvolveu a tecnologia Fanmeter, que utiliza IA e sensores para criar estratégias de engajamento como o “Fan of the Match” ou o “The Festival Lover”, ferramentas já usadas, entre outros, pelo “SC Braga para premiar os seus adeptos, nos jogos em casa, durante a temporada 2024/2025 ou pelo Rock in Rio, proporcionando experiências mais interativas e premiando os seus festivaleiros.”

“A tecnologia desenvolvida vai permitir trazer mais adeptos para o desporto e fãs para eventos. Cremos que esta tecnologia poderá ser usada por equipas e organizadores de eventos pelo mundo fora e, por isso, tem um grande potencial de crescimento. A aposta na PluggableAI reforça o nosso compromisso de apostar em empresas pre-seed, com tecnologia demonstrada, mas ainda com pouca tração, reconhecendo que existe aí um nicho no mercado por explorar e que poderá trazer maiores retornos aos nossos investidores”, diz João Pedro Silva, diretor de Investimentos da GED Ventures, igualmente citado em comunicado.

Nos próximos meses, a ‘startup’ pretende “fechar novas parcerias e colaborações com organizações desportivas, como Federações, Ligas e Clubes, aumentar a sua presença em festivais, e trazer inovação a programas televisivos”, conclui o comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x