O Centro Ciência Viva de Braga vai realizar, em 27 de setembro, um Grande Encontro de Telescópios em parceria com o Mosteiro de Tibães, foi hoje anunciado.
O evento começa às 15:00 com uma Oficina temática sobre “A importância das Zonas Húmidas”, seguindo-se às 17:00 um BioBlitz na cerca do Mosteiro de Tibães.
Este evento está aberto às escolas que se podem inscrever gratuitamente.
O evento principal é um Grande Encontro de Telescópios onde podem participar astrónomos (amadores e profissionais) levando os seus instrumentos e está aberto ao público em geral. A entrada é gratuita sendo necessário apenas realizar uma inscrição prévia.
O evento abre as portas às 19:00 para a acreditação dos participantes, para a montagem dos telescópios e para a preparação geral do evento.
Às 21:00, o Astrónomo José Augusto Matos fará uma “Uma viagem pelo Universo” seguindo-se o Grande Encontro De Telescópios que dará aos visitantes a “oportunidade de espreitarem o universo através de de Telescópios de diferentes tamanhos, formas e tecnologias”.
“Será um momento único no panorama da cidade visto que um evento desta natureza nunca se realizou em Braga”, refere a Casa da Ciência de Braga, em comunicado.
O encontro está inserido na Noite Europeia dos Investigadores, um “evento de referência” que cativa, a cada edição, “milhões de participantes em atividades que mobilizam milhares de investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados da sua investigação”.
Esta é uma iniciativa promovida e financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, que pretende “aproximar cientistas e restante sociedade na última sexta-feira de setembro e assim partilhar um pouco o dia a dia de quem faz e produz conhecimento”.
A edição deste ano surge com o acrónimo EU-EMBRACES (Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools) e é uma “oportunidade única para os participantes usufruírem de uma variedade de eventos online e presenciais cuja temática se centra nas missões da União Europeia com metas muito bem definidas até 2030”.