O futebolista Ukra, de Famalicão, que tinha anunciado o final da carreira enquanto futebolista profissional, cumpriu ontem o seu regresso ao futebol amador e conquistou o primeiro troféu.
Participou no “Torneio Bino Norte Cup 2024”, que se realizou em Fajozes, Vila do Conde. A competição foi vencida pelo ACD Fornelo, equipa que Ukra escolheu para a derradeira despedida, e que compete num campeonato amador organizado pela Associação de Futebol de Vila do Conde.
“Ontem, voltei de forma oficial aos pelados e fui genuinamente feliz. Voltei a sentir o que o menino André, bem antes de ser o Ukra, sentia ao dar os primeiros toques no Famalicão com os amigos de infância”, referiu, num ‘post’ nas redes sociais.
E continuou: “A chuteira a pisar a terra e a felicidade de ver os meus amigos e a minha família na bancada são a essência deste futebol. Vivi experiências únicas enquanto profissional, cumpri sonhos que tinha desde que me lembro e tenho imenso orgulho na minha carreira. Tenho, ao mesmo tempo, um orgulho gigante em dizer que jogo no futebol amador”.
Como O MINHO noticiou, o avançado que representava o Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, na sua última época como profissional, anunciou em junho o final da carreira.
Ukra terminou a sua carreira como profissional aos 36 anos, depois de passagens por Famalicão, clube em que se formou, FC Porto, Padroense, Varzim, Olhanense, SC Braga, CSKA Sófia (Bulgária), Al Fateh (Arábia Saudita), Santa Clara e Rio Ave.
O extremo estreou-se na I Liga ao serviço do Olhanense, em 2009/10, quando estava cedido pelo FC Porto. Na temporada seguinte, em 2010/11, integrou o plantel principal dos ‘azuis e brancos’, contabilizando oito jogos, antes de rumar ao SC Braga a meio desse exercício.