Ângelo Carvalho, cidadão de Famalicão recentemente reformado por invalidez, não sabia ler nem escrever, mas decidiu dar uma volta à vida já depois dos 60 anos e inscreveu-se no Projeto Local Promotor de Qualificação, promovido pela Câmara de Famalicão, onde os adultos podem melhorar as suas qualificações escolares. Ou como no caso de Ângelo, iniciá-las.
“Achei que seria uma oportunidade para me manter ativo e ocupar o meu tempo, mas foi mais que isso”, disse Ângelo Carvalho, citado num comunicado divulgado pela Câmara de Famalicão a propósito do projeto.
“Quando cá cheguei não sabia nada. Agora, já consigo escrever o meu nome completo, já consigo ler algumas palavras e fiquei com outros conhecimentos sobre os meus direitos e deveres”, acrescentou Ângelo Carvalho.
De acordo com a autarquia, as aulas estão a decorrer nas freguesias de Riba D’Ave, Joane, Ribeirão e Famalicão, “com adultos que procuram aqui melhorar as suas baixas ou inexistentes qualificações de literacia”.
“Já visitei uma biblioteca, tive oportunidade de participar numa ação de sensibilização da GNR sobre os riscos da internet e sinto-me mais realizado”, notou ainda Ângelo Carvalho.
Aprendizagem com recurso a diversos materiais de apoio
Marisa Araújo, que acompanha todas as turmas deste projeto, salienta que nas mesmas promove-se “a aprendizagem com recurso a diversos materiais de apoio como textos, documentos, gráficos, de uso corrente e que estão presentes na vida quotidiana de cada um deles, de forma a que consigam formar uma rápida aprendizagem e se sintam motivados”.
Desde abril que 30 adultos estão a frequentar o projeto que é promovido pelo Centro Qualifica do Município de Famalicão, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que tem como objetivo preparar estes adultos para a conclusão de um nível de escolaridade básica.
Apoio com “abordagem prática”
Este projeto oferece uma abordagem prática, com atividades interativas que incentivam o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Os adultos têm a oportunidade de participar em simulações de situações da vida real, debates temáticos e atividades colaborativas, tudo projetado para consolidar as aprendizagens e promover a capacitação e a autonomia na sociedade, preparando-os para os desafios e oportunidades do século XXI.
“É um projeto valioso do ponto de vista da inclusão social e da valorização pessoal, mas também um importante passo para o desenvolvimento da comunidade”, refere a propósito o presidente de Câmara de Famalicão, Mário Passos, acrescentando que “ao investir na alfabetização de adultos, estamos a construir um futuro mais justo e próspero para todos, num concelho onde não deixamos ninguém para trás”.
O Projeto Local Promotor de Qualificação tem como principais destinatários adultos sem escolaridade ou com baixos níveis de qualificação, inferior ao 9.º ano, e que procuram obter novas qualificações ao nível do 4.º ano, do 6.º ano ou o 9.º ano de escolaridade. A ação tem como meta acompanhar 200 adultos até ao final de 2025.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online ou em qualquer polo do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão, ou nos Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, D. Sancho I, Padre Benjamim Salgado em Joane e Didáxis de Riba de Ave.