Padre Guilherme vai celebrar 50 anos com ‘sunset’ na Penha

No domingo
Foto: DR

O programa de “O Verão é na Penha”, em Guimarães, prossegue no próximo fim de semana com um conjunto de atividades que incluem a atuação do Padre Guilherme no domingo, para um ‘sunset’ a partir das 18:00, no Largo da Comissão.

A organização frisa que o DJ terá uma “atuação especial no momento em que celebra 50 anos de idade e 25 de ordenação sacerdotal”.

Guilherme Guimarães Peixoto nasceu em 31 de julho de 1974 e foi ordenado padre em 11 de julho de 1999.

Em comunicado, a organização explica que a edição deste ano da iniciativa “O Verão é na Penha” pretende “diversificar a oferta cultural, tanto ao nível das opções como dos locais de realização, contribuindo para a consolidação da afirmação da Penha e de Guimarães enquanto concelho preponderante ao nível cultural”.

O ciclo de atividades de cariz cultural, artístico e religioso, iniciado em 2013, mantém em 2024 as habituais atividades religiosas e, nas tardes de domingo, a atuação de artistas de tendência eminentemente de cariz popular.

Acresce um conjunto de atividades onde se destacam o concerto de Sofia Escobar com a Orquestra de Guimarães, a atuação do Padre Guilherme e da dupla Ebmath, a já realizada “Odisseia Music Fest”, os momentos no Restaurante Montanha que combinarão as artes da gastronomia e da música, o concerto da banda “The Cover Van” no Chalé do Carmo com um repertório rock intimista e envolvente dos anos 90, a atuação do saxofonista Francisco Reis (triunfou no The Voice Gerações – Todagente – e integra o projeto Pedro Abrunhosa e os Bandemónio), juntamente com os Djs Rui Almeida /Motinha no Parque da Penha (The Grove Houses), os concertos do Vai-m’à Banda e, ainda, uma meta de montanha do Grande Prémio do Minho em ciclismo, com subida pelo lado da Costa e descida pelo de Mesão Frio.

Antes da atuação do Padre Guilherme, a Estância Turística da Penha recebe no sábado, pelas 14:00, uma contagem de montanha da segunda etapa do 34.º Grande Prémio do Minho – Juniores, competição desportiva que já foi ganha por promessas e certezas do ciclismo. A subida será pelo lado da Costa e a descida pelo de Mesão Frio.

No domingo realizam-se as festividades religiosas da Festa de Nossa Senhora do Carmo da Penha (Padroeira da Irmandade).

Ao início da tarde de domingo, pelas 15:00, no Largo da Comissão, atuarão Kika Freitas e Nelito Santos. Kika Freitas Nasceu por entre microfones e instrumentos, cedo revelando dotes musicais que a conduzem a atuações versáteis e animadas, enquanto Nelito Santos é um fascinado pela música que assume o público como a vitamina que o motiva para espetáculos populares animados.

Pelas 18:00 de domingo, no Largo da Comissão, subirá ao palco do Largo da Comissão o Padre Guilherme.

“Atuou nas Jornadas Mundiais da Juventude e esteve em muitos dos melhores palcos da música eletrónica internacional. O vimaranense padre Guilherme – pároco em Amorim e Laúndos (Póvoa de Varzim) – promete uma atuação especial no momento em que celebra 50 anos de idade e 25 de ordenação sacerdotal. Participará na festa da Penha ‘Ebmath’, uma dupla musical inovadora, formada por Andrea Tambè e Simone Mancin, que se tornou referência na cena techno melódica”, descreve a organização.

“Não é só o visível da preservação, o aprazível da estadia, o espraiar das vistas até lá longe ou o cheiro a húmus temperado com o verde das árvores. Agora há a promessa renovada de que subir à montanha é confrontar-se com novos desafios com arte e cultura pelo meio. São sons performativos, mais populares ou mais urbanos, mais juvenis ou mais adultos, mais melódicos ou mais roqueiros mas que garantem a agradável fruição da Estância Turística da Penha”, explica a Irmandade da Penha.

A par do investimento da própria Irmandade da Penha, o evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Odisseia Music, Restaurante Montanha, Chalé do Carmo, Parque da Penha / The Grove Houses, Revolve e do artista vimaranense Dino Freitas.

“Trata-se de uma proposta arrojada, com um programa variado, vasto e diversificado pois a Penha é um local diverso e com diversos públicos”, explicou Rui Vítor Costa, dirigente da Irmandade da Penha, realçando a intenção de “diversificar e alargar aquilo que a Penha tem para nos oferecer do ponto de vista cultural”.

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo, destaca que “a natureza e a cultura dão força ao ativo estratégico que a Penha representa”. Para além de ser “o pulmão da cidade”, o seu “recato e retiro” fazem da Penha um ativo forte que “se insere na estratégia turística de Guimarães”. O autarca salienta ainda a importância turística da Penha enquanto elemento que confirma que Guimarães tem muito mais para oferecer a quem a visita do que o Centro Histórico ou o Monte Latito.

Atendendo a que o Teleférico da Penha – Guimarães, mesmo em horário de verão, só funciona até às 20:00, o juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, assegurou que está a ser negociada com a Guimabus a realização de carreiras que permitam o regresso à cidade depois dos eventos que acontecem mais tarde.

Próximas atividades

20.julho – Sábado, 14h30 (Largo do Hotel): 34.º Grande Prémio do Minho: A Estância Turística da Penha receberá uma contagem de montanha da segunda etapa do 34.º Grande Prémio do Minho – Juniores, competição desportiva que já foi ganha por promessas e certezas do ciclismo. A subida será pelo lado da Costa e a descida pelo de Mesão Frio.

21.julho – Domingo: Festa de Nossa Senhora do Carmo da Penha (Padroeira da Irmandade)

21.julho – Domingo, 15h00 (Largo da Comissão): Kika Freitas: Nasceu por entre microfones e instrumentos, cedo revelando dotes musicais que a conduzem a atuações e versáteis e animadas. É interprete da canção/fado à Senhora da Penha.

Nelito Santos: Fascinado pela música, o público é a vitamina que o motiva para espetáculos populares animados

21.julho – Domingo, 18h00 (Largo da Comissão): Padre Guilherme + Ebmath: Atuou nas Jornadas Mundiais da Juventude e esteve em muitos dos melhores palcos da música electrónica internacional. O vimaranense padre Guilherme – pároco em Amorim e Laúndos (Póvoa de Varzim) – promete uma atuação especial no momento em que celebra 50 anos de idade e 25 de ordenação sacerdotal. Participará na festa da Penha “Ebmath”, uma dupla musical inovadora, formada por Andrea Tambè e Simone Mancin, que se tornou referência na cena techno melódica.

AGOSTO

02.agosto – Sexta-feira, 17h30 (The Grove Houses): Francisco Reis (saxofone) + Djs Rui Almeida/Motinha: O Parque da Penha (The Grove Houses), com seus jardins históricos e classificados desde 2017, será o cenário ideal para a atuação do músico Francisco Reis, saxofonista que triunfou no The Voice Gerações (Todagente) e integra, entre outros, o projeto Pedro Abrunhosa e os Bandemónio e orquestras de vários programas da RTP. No deslumbranre jardim quatro hectares com mais de 700 árvores e 321 espécies diferentes, nascentes de água, recantos e grutas artificiais, o saxofonista será acompanhado pelos Djs Rui Almeida e Motinha.

04.agosto – Domingo, 15h00 (Largo da Comissão): Francisco Ferreira: Com temas originais e versões adaptadas de músicas conhecidas, Francisco Ferreira interpreta o pulsar das plateias e oferece uma atuação agradável e animada.

09.agosto – Sexta-feira, 18h00 (Chalé do Carmo): The Cover Van: “The Cover Van” é o coletivo musical convidado para assinalar o quarto aniversário do Chalé do Carmo. Com um repertório rock intimista e envolvente, a banda percorrerá os anos 90, através de versões de clássicos de Nirvana, U2, Oasis, Ornatos Violeta, Red Hot Chili Peppers, Simply Red, Xutos, Depeche Mode, Radiohead, entre outros.  Com João Santos na voz, fazem parte da banda músicos convidados que fizeram e fazem parte de algumas das maiores bandas portuguesas, desde os GNR aos Três Tristes Tigres, Zen, Rui Veloso, Fingertips, Pedro Abrunhosa, Manel Cruz, Rui Massena, Ivan Lins, projectos paralelos com músicos de bandas como os Ornatos Violeta entre outros. ”The Cover Van” é um colectivo musical do Porto com 11 anos de história e mais de 1.000 espectáculos dentro e fora do País.

11.agosto – Domingo, 15h00 (Largo da Comissão): Adriano Costeira: Iniciou-se nas lides musicais no grupo «Novo Mundo», de Fermentões, sendo frequentes as suas atuações em contextos associativos e na Associação de Reformados de Guimarães.

15.agosto – Quarta-feira, 15h00 (Largo da Comissão): Zé Marques: Nasceu na Régua e mudou-se para Guimarães antes de emigrar, afirmando-se como o «músico emigrante» que celebra os feitos dos portugueses pelo mundo.

16.agosto – Sexta-feira, 18h00 (Restaurante Montanha): Restaurante Montanha – O Ouro no Verde: Ao fim da tarde, quando os raios solares enfraquecem e o verde da Penha ganha tons de ouro, soltam-se sons de encantamento a convocar sabores comensais e prazeres auditivos. A proposta do restaurante Montanha combinará as artes da gastronomia e da música na harmonia e recanto da Penha.

18.agosto – Domingo, 15h00 (Largo da Comissão): Henrique Músico: Com larga experiência enquanto músico e animador, a alegria é uma constante nas suas atuações.

25.agosto – Domingo, 15h00 (Largo da Comissão): Domingos Araújo: A convivência familiar com os cavaquinhos levou-o a integrar diversas grupos musicais, iniciando-se mais tarde uma carreira a solo que espalha alegria por onde passa.

30.agosto – Sexta-feira, 18h00 (Restaurante Montanha): Restaurante Montanha – O Ouro no Verde: Ao fim da tarde, quando os raios solares enfraquecem e o verde da Penha ganha tons de ouro, soltam-se sons de encantamento a convocar sabores comensais e prazeres auditivos. A proposta do restaurante Montanha combinará as artes da gastronomia e da música na harmonia e recanto da Penha.

31.agosto – Sábado, 15h00: Vai-m’à BANDA (Revolve): O Vai-m’à Banda volta a Guimarães no dia 31 de agosto para levar música música às tascas mais emblemáticas da cidade de Guimarães. O cruzamento da cultura gastronómica local com a música, que resulta num dia de romaria dedicado ao que melhor se come, ouve e bebe em Portugal, é já um dos momentos mais aguardados no verão vimaranense. Como sempre, o evento será gratuito.

SETEMBRO

01.setembro – Domingo, 15h00 (Largo da Comissão): Dino Freitas: Mais do que um músico popular, é um homem livre que transporta uma vida de experiências. Escreveu e cantou o primeiro hino do Vitória e, mais tarde, o do Moreirense, desenvolvendo uma carreira a solo que o transportou para inúmeros palcos e participações artísticas com músicos conceituados.

06.setembro – Sexta-feira, 21h00 (Santuário da Penha): Sofia Escobar e Orquestra de Guimarães: Organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Irmandade da Penha, um concerto único, num local único: Sofia Escobar e a Orquestra de Guimarães no recinto do Santuário da Penha. A Orquestra de Guimarães e a vimaranense Sofia Escobar – com uma carreira internacional consagrada e reconhecida como uma das melhores protagonistas de Teatro Musical no Reino Unido e em Espanha – apresentarão um espectáculo especialmente criado para a Penha.

08.setembro – Domingo, 21h00 (Santuário da Penha): 131.ª Peregrinação à Penha (Grande Peregrinação do Arciprestado). 08h00: Eucaristia (Recinto do Santuário); 08h15: Saída da Peregrinação (Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira); 11h00: Eucaristia da Peregrinação Presidida por Sua Excia. Revma. o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga D. Delfim Gomes.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x