Viana do Castelo é a 3.ª cidade mais acolhedora do mundo: “Distinção que orgulha o país”

Galardão entregue pelo Booking
Foto: Joca Fotógrafos / O MINHO

A cidade de Viana do Castelo recebeu hoje o galardão de terceira cidade mais acolhedora do mundo pelo Booking.com, tornando-se na primeira cidade portuguesa a ser premiada pelos Traveller Review Awards do Booking.com, após uma análise de 309 milhões de comentários feitos na plataforma.

O reconhecimento à cidade de Viana do Castelo pelo modo acolhedor como recebe os turistas que a visitam foi feito em janeiro, mas entregue esta quarta-feira numa cerimónia no Teatro Municipal Sá de Miranda.

“O facto de ser a primeira vez que uma cidade portuguesa figura no top três das cidades mais acolhedoras do mundo não só é um motivo de orgulho para Viana do Castelo e para todo o país, mas também um sinal de confiança que valida a aposta que Portugal tem feito no desenvolvimento sustentável e integrado do turismo no país. O facto de não sermos nós a dizê-lo, mas antes os próprios utilizadores, após uma análise de 309 milhões de comentários, torna este prémio ainda mais especial”, destacou Ana Abade Gil, responsável de Public Affairs do Booking.com para Portugal e Espanha.

“Se o turismo é, por excelência, a arte de bem receber, poucos abraços sabem melhor que os dos portugueses”, realçou.

Também Louise Lijmbach, Area Manager Portugal do Booking.com, afirmou que nesta 12.ª edição dos Traveller Review Awards analisaram “um universo muito abrangente de viajantes e Viana do Castelo destaca-se como a 3.ª cidade mais acolhedora do mundo para se visitar, distinção que orgulha todo o país”. 

“É um orgulho e um privilégio para a cidade e para o concelho receber esta distinção, que acontece fruto de um trabalho consistente do Município na promoção turística do território e pelo facto de contarmos com hotelaria, restauração, comércio e serviços de elevada qualidade, que se distinguem pela hospitalidade e pelo bom acolhimento que dão a todos aqueles que procuram Viana do Castelo, o que tem permitido um crescimento assinalável do nosso turismo, a diversificação do perfil do turista e a diminuição da sazonalidade deste setor tão relevante para a nossa economia”, referiu Luís Nobre, presidente da Câmara.

Na cerimónia, o autarca vianense considerou que este é “um galardão de todos”.

Destacou quilo que são, “enquanto território, enquanto identidade” e afirmou que “é bom receber este reconhecimento por parte daqueles que nos visitam”.

“Este é o resultado da dedicação, do envolvimento, da participação de todos, de forma coesa e consistente, onde todos trabalham para acrescentar algo, contribuindo para este eixo do turismo e para valorizar o território”, realçou ainda.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, em nome do secretário de Estado do Turismo, considerou que este é “um reconhecimento” a Viana do Castelo e também a Portugal.

“O facto de Viana do Castelo ter conquistado este prémio a nível mundial é extraordinário e de uma importância fantástica”, defendeu.

“Este resultado é tudo aquilo que nós precisamos para dar credibilidade à nossa mensagem, pois já não somos só não a dizê-lo, mas também os clientes, os turistas”, disse ainda.

No evento, o Booking.com distinguiu ainda o Grupo Pestana como cadeia hoteleira mais acolhedora e o hotel Vincci Ponte de Ferro, em Vila Nova de Gaia, como o hotel mais acolhedor do país. 

No grupo dos laureados figuram ainda o hotel Aqua Natura Bay, em Porto Moniz, na Madeira, que foi reconhecido como o hotel mais acolhedor na categoria dos alojamentos sustentáveis, e o Spot Family Apartments, no Porto, que foi distinguido como o alojamento local mais acolhedor do país. 

Os vencedores da 12.ª edição dos Traveller Review Awards resultaram da análise de cerca de 309 milhões de comentários de viajantes de todo o mundo na plataforma integrada de viagens Booking.com.

“Com este prémio, o Booking.com procura reconhecer todos os anos o trabalho das cidades que mais contribuem de forma inovadora para o desenvolvimento do turismo em todo o mundo”, lê-se na nota enviada pela autarquia.

 
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