Morreu Júlio Alonso, um dos mais conhecidos artesãos de Barcelos

Morreu júlio alonso, um dos mais conhecidos artesãos de barcelos
Foto: CM Barcelos

Morreu o artesão Júlio Alonso, conhecido por ser um dos últimos profissionais de olaria na região a trabalhar com o “barro negro”, material com que habitualmente fazia figurado, mas sobretudo presépios. Tinha 95 anos. Page1image38800

Natural de Escariz S. Mamede, concelho de Vila Verde, casou e, a partir de 1951, passou a viver em Galegos Santa Maria, onde montou a sua oficina que se encontrava aberta até aos dias de hoje, para quem o quisesse visitar.

Segundo uma nota biográfica da Câmara de Barcelos, herdou dos pais (Manuel Alonso e Maria Gomes) a arte de trabalhar o barro, tornando-se no “mestre da Louça Preta”, sendo até solicitado em Vila Real (conhecida por ostentar o ónus da cerâmica neste tipo de material). A trabalhar à peça ou a vender em feiras, o artesão e empresário “conseguiu tocar a vida e criar quatro filhos”.

Morreu júlio alonso, um dos mais conhecidos artesãos de barcelos
Imagem: Funerária Boa Nova

Acabou por abandonar a empresa que ajudou a criar, ainda nos anos 80, após uma crise no setor, mas nunca mais largou o barro nem deixou de trabalhar na sua oficina, situada numa garagem por debaixo da casa onde habituou mais de 70 anos.

Segundo a mesma nota da Câmara de Barcelos, do figurado de Júlio Alonso “sobressaem utensílios do quotidiano e peças de cariz religioso, que reproduz, dos costumes e das memórias”.

Foi galardoado pelo Município de Barcelos com o prémio “Carreira”, em 2011, pelos seus mais de 70 anos dedicados ao trabalho nas louças de Barcelos.

Data das cerimónias fúnebres, a cargo da Funerária Boa Nova, está ainda por anunciar.

Com Pedro Luís Silva.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Jovens feridos em despiste na póvoa de lanhoso "estão bem", embora um inspire mais cuidados

Jovens feridos em despiste na Póvoa de Lanhoso "estão bem", embora um inspire mais cuidados

Próximo Artigo
Morreu pedro cruz, ex-jornalista da sic e professor em braga

Morreu Pedro Cruz, ex-jornalista da SIC e professor em Braga

Artigos Relacionados