Hospital de Braga sensibiliza com nova versão dos Xutos & Pontapés: “Se ele cai vai-se partir”

Foto: DR

A Unidade Local de Saúde de Braga lançou, esta quinta-feira, um vídeo de sensibilização para a prevenção de quedas em contexto hospitalar.

O vídeo, intitulado “Ai se ele cai”, é uma iniciativa “inovadora”, que visa “consciencializar os utentes, seus familiares/cuidadores e profissionais de saúde para a importância da prevenção”, daquela que é “uma das principais causas dos eventos notificados a nível mundial”.

O vídeo com a duração de cerca de três minutos, é uma adaptação da música original “Ai se ele cai” da banda portuguesa Xutos & Pontapés, cuja letra foi reescrita, com “uma linguagem simples e acessível a todos, de forma a abordar a temática da prevenção das quedas em ambiente hospitalar”.

A produção contou com a colaboração de um grupo de teatro local, que mostrou diferentes situações em que o doente descura as medidas de prevenção de quedas, como a utilização de calçado adequado, a realização de determinadas tarefas sem pedir auxílio aos profissionais de saúde ou a acessibilidade aos seus bens pessoais, levando à sua queda.

“De forma original, o vídeo espelha a mudança de comportamento do utente, que começa a adotar as medidas de segurança, transmitindo uma mensagem consistente para utentes, familiares e profissionais de saúde”, explica a ULS Braga.

A ideia original surgiu de uma parceria entre o Gabinete de Gestão do Risco e do Serviço de Cardiologia da ULS de Braga

“A prevenção de quedas tem sido uma área de preocupação da ULS de Braga, e em particular do Gabinete de Gestão do Risco, que tem vindo a implementar diferentes estratégias para a sua prevenção, desde dispositivos para a prevenção de quedas, formação aos profissionais de saúde e auditorias. A ULS de Braga foi, inclusive, a primeira unidade de saúde em Portugal a introduzir meias antiderrapantes, como medida de prevenção de quedas. A crescente tendência destes indicadores despoletou a criação desta nova estratégia para fazer chegar a mensagem a todos”, nota a instituição, em comunicado.

A Direção Geral de Saúde assume como prioridade a prevenção de danos provocados por quedas em pessoas idosas, no âmbito da saúde pública. As quedas são uma das principais causas para o internamento hospitalar do idoso, sendo a segunda principal causa de mortes acidentais ou não intencionais, em todo o mundo.

Na ULS de Braga, 31% dos eventos notificados estão relacionados com quedas. Em Portugal, segundo os dados do sistema nacional de notificação de incidentes, cerca de 21% do total de casos notificados são incidentes relacionados com quedas. Estima-se que, a nível mundial, entre 28% e 35% das pessoas com mais de 65 anos sofram pelo menos uma queda por ano, percentagem que aumenta para 32% a 42% em pessoas com mais de 70 anos.

“A ULS de Braga acredita que este vídeo, pela sua originalidade e mensagem clara, poderá contribuir para a consciencialização para a importância da prevenção de quedas em contexto hospitalar, reforçando o compromisso da instituição com a segurança dos seus utentes”, afirma Sílvia Oliveira, Coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco da ULS de Braga. 

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Suspeitas de fraude eleitoral na Póvoa de Lanhoso enviadas ao Ministério Público

Próximo Artigo

Caminha já limpa as praias

Artigos Relacionados
x