Vai ficar assim a “meia aldeia” que João comprou por 100 mil euros no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Foto: DR

João Amorim, fotógrafo e ‘influencer’ de viagens que há um ano comprou, por 100 mil euros, “meia aldeia” em Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, mostrou o projeto de como vão ficar as casas e anunciou que o investimento será de 1,5 milhões de euros.

O influenciador já tinha partilhado imagens do projeto, do gabinete de arquitetura Ernak, mas agora fez um vídeo mais longo onde mostra todos os planos para a aldeia da Varziela.

“Foi um ano duro de trabalho com os nossos arquitetos da Ernak, mas conseguimos chegar aonde queríamos”, começar por referir João Amorim, acrescentando que os alojamentos terão capacidade para 50 pessoas.

“Vai fazer a diferença na economia local e essa é a nossa maior motivação: conseguirmos empregar pessoas da zona e trazer valorização para esta zona”, salienta o influenciador digital, acrescentando que o alojamento será “para toda a gente”.

Haverá alojamentos para todo o tipo de carteiras, um ‘hostel’, alojamentos ‘pet friendly’ e para pessoas com mobilidade reduzido.

A maior parte das casas terão cozinha e o objetivo é que possa receber pessoas tanto no inverno como no verão.

Depois do investimento inicial de 100 mil euros, João Amorim prevê que a construção deverá rondar agora 1,5 milhões de euros.

A “expectativa” é que as obras arranquem no verão.

“Estamos na fase de recrutar parceiros que possam vir a construir este projeto quanto antes”, afirma o empreendedor.

“Lugar perfeito”

Como O MINHO noticiou no ano passado, João Amorim, viajante, fotógrafo e influenciador digital com 175 mil seguidores no Instagram, comprou “meia aldeia” em Castro Laboreiro, prometendo ali erguer “o melhor e mais fixe alojamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês”.

“Há muito tempo que sonhava em encontrar um lugar assim. E encontrei o lugar perfeito. Não imaginam o quão incrível é esta aldeia e quão bonito é este lugar”, contava o ‘influencer’ na sua página de Instagram, onde conta a novidade de que comprara um conjunto de casas na Branda da Varziela.

O caminho que João Amorim percorreu até chegar a Castro Laboreiro foi contado por Paulo Azevedo, CEO da empresa de animação turística Montes de Laboreiro.

“Gosto tanto do seu trabalho que um dia decidi pedir-lhe uma proposta, o orçamento veio e percebi que ele era mesmo bom, tinha umas métricas muito boas, tinha bastante influência sobre os seus seguidores. Também percebi que não seria fácil trazer o João a Castro Laboreiro, tinha bastante trabalho e não era barato”, contava Paulo Azevedo, numa publicação na sua página de Facebook.

E continuava: “Isto foi em 2018, a partir dessa altura troquei mais duas ou três mensagens e fui acompanhando o trabalho dele (…) até que no ano passado o João enviou uma mensagem a dizer que tinha um trabalho por cá e que finalmente podia passar em Castro Laboreiro. Estava a fazer um trabalho para os Caminhos de Santiago e depois desse dia já ficou combinado uma próxima visita, é que ele adorou o que viu”.

O empresário lembra que João Amorim “estava a pensar adquirir uma casa para turismo rural e Castro Laboreiro, de um momento para o outro, passou a ser uma opção séria”.

“Passaram alguns meses e, junto com alguns familiares, em janeiro, o João decidiu comprar ‘meio lugar’ numa das inverneiras mais bonitas de Castro Laboreiro. Sou fã do trabalho do João e agora vamos ser vizinhos. 2023 começa em grande. Parabéns João Amorim e muitas felicidades para o projeto Fundo da Aldeia”, concluiu.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados