Roubam placas de “proteção total” no Parque Nacional Peneda-Gerês

Fotos: Rui Barbosa / Blog Carris

Várias placas indicativas das áreas de proteção total, no Parque Nacional Peneda-Gerês, foram roubadas nos últimos dias.

A situação foi denunciada, na quinta-feira, por Rui Barbosa, montanhista que percorre a Serra do Gerês durante todo o ano e que regularmente ruma à zona das Minas dos Carris, onde, para lá chegar pelo Vale do Alto Homem, é atravessada uma área de proteção total.

“As áreas de proteção total têm o estatuto de reserva integral e compreendem os espaços onde predominam valores naturais físicos e biológicos cujo significado e importância do ponto de vista da conservação da natureza são excecionalmente relevantes”, refere o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Para caminhar nestas zonas, que estão devidamente assinaladas no terreno, é obrigatório pedir autorização ao ICNF. Quem não cumpra pode incorrer em coimas.

“Acham mesmo que retirar as placas que indicam as áreas de protecção total vos serve de argumento contra uma possível coima por parte do ICNF?”, questiona Rui Barbosa, no seu blog.

Autor do livro “Minas dos Carris – Histórias Mineiras na Serra do Gerês”, Rui Barbosa, montanhista que há diversos anos mantém um blogue dedicado àquele local em particular e ao Parque Nacional da Peneda-Gerês em geral, contactou a primeira vez com o antigo complexo mineiro, em setembro de 1989, jamais tendo deixado de o visitar.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x