Vitória vence Gil Vicente com reviravolta

O Vitória SC recebeu e venceu hoje o Gil Vicente por 2-1, num encontro da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol em que esteve a perder e ‘virou o resultado’ na última meia hora, a fase mais emotiva do desafio.

Depois de uma primeira parte com domínio vimaranense, mas parca intensidade e escassos lances de perigo, a equipa de Barcelos adiantou-se no ‘marcador’ aos 55 minutos, por Roko Baturina, antes de a equipa treinada por João Aroso, substituto provisório de Moreno, empatar aos 62, num canto direto de Tiago Silva, e selar a reviravolta aos 82, num remate de fora da área de Nélson da Luz.

Diante de 15.127 espetadores no Estádio D. Afonso Henriques, os vimaranenses somaram o segundo triunfo em dois jogos para o campeonato e igualaram o Sporting na dianteira do campeonato, ao passo que os barcelenses mantiveram os três conquistados na ronda inaugural, com a goleada sobre o Portimonense (5-0).

Pacientes na circulação de bola, à procura de espaços no seio da defesa contrária, as equipas ‘ensaiaram’ o remate nos primeiros 10 minutos, com os vimaranenses a tentarem o golo através de Tomás Händel, no primeiro minuto, e de André Silva, aos sete, e os gilistas a protagonizarem o lance mais perigoso dessa fase.

O extremo Marlon Douglas aproveitou a hesitação entre Jorge Fernandes e Bruno Varela para rematar para defesa do guarda-redes vitoriano e Fujimoto atirou para a baliza na recarga, com Mikel Villanueva a negar o golo ao médio japonês.

Impulsionados por Bruno Gaspar na ala direita e pela disponibilidade de Tiago Silva para criar linhas de passe no meio-campo, os anfitriões controlaram o encontro até à meia hora e voltaram a ameaçar a baliza de Andrew em tentativas de Afonso Freitas e de Tiago Silva, antes de os ‘galos’ equilibrarem o jogo no último quarto de hora.

Apesar de o remate de Afonso Freitas a rasar o poste, aos 36 minutos, e do cabeceamento de Manu Silva por cima, aos 39, o encontro perdeu ritmo no final da primeira metade e no início da segunda, com a formação treinada por Vítor Campelos a aproveitar uma perda de bola de Tiago Silva para inaugurar o marcador, de contra-ataque.

Fujimoto progrediu pela esquerda e assistiu Maxime Dominguez para um remate que Bruno Varela foi incapaz de agarrar por completo, circunstância aproveitada pelo avançado croata, um dos reforços gilistas para a época 2023/24, atirar para o fundo das redes.

Em desvantagem, o treinador João Aroso trocou Dani Silva por João Mendes no meio-campo, aos 58 minutos, e o Vitória lançou-se para o ataque, igualando a partida quatro minutos depois, numa série de bolas paradas que culminou no canto direto de Tiago Silva, com Andrew a parecer mal batido.

O golo desencadeou 30 minutos vertiginosos, período em que a equipa de Guimarães foi mais perigosa, ao ameaçar a reviravolta por João Mendes, aos 67 minutos, e por Jota Silva, aos 75, antes de Nélson da Luz ganhar balanço de fora da área e colocar a bola junto ao poste inferior direito da baliza gilista.

Os ‘galos’ reagiram em busca da igualdade, à boleia da iniciativa de Depú, extremo que entrou em campo aos 75 minutos, e ainda criaram uma ocasião para empatar, numa bola do recém-entrado Miguel Monteiro em posição frontal à baliza, intercetada por Manu Silva e agarrada por Bruno Varela.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Gil Vicente, 2-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Roko Baturina, 55 minutos.

1-1, Tiago Silva, 62.

2-1, Nélson da Luz, 82.

Equipas:

– Vitória SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes, Manu Silva, Mikel Villanueva, Bruno Gaspar, Tomás Händel, Dani Silva (João Mendes, 58), Tiago Silva (Zé Carlos, 75), Afonso Freitas (Nélson da Luz, 63), Jota Silva (Alisson Safira, 75) e André Silva.

(Suplentes: Charles, Gui, Bruno Gaspar, Alberto Costa, Jorge Fernandes, Manu Silva, Zé Carlos, André André, João Mendes, Nélson da Luz, Alisson Safira e Adrián Butzke).

Treinador: João Aroso.

– Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta, Mory Gbane (Jesús Castillo, 75), Pedro Tiba (Martim Neto, 63), Fujimoto, Maxime Dominguez (Miguel Monteiro, 89), Marlon Douglas (Tidjany Touré, 75) e Roko Baturina (Depú, 63).

(Suplentes: Vinicius Dias, Né Lopes, Kiko Vilas Boas, Thomas Luciano, Martim Neto, Jesús Castillo, Tidjany Touré, Depú e Miguel Monteiro).

Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Mory Gbane (39), Marlon Douglas (44), Mikel Villanueva (69), Tiago Silva (71) e Gabriel Pereira (90+7).

Assistência: 15.127 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x