A partir desta segunda-feira, é possível ver “Braga a Preto e Branco” pela lente do fotógrafo Sergio Assis, no Nova Arcada, em Braga. A exposição surge no âmbito do Dia Mundial da Fotografia, que se assinala a 19 de agosto, e vai estar patente na Praça Central do centro comercial, até dia 27 deste mês.
Com imagens analógicas, 35 mm, a preto e branco, esta iniciativa captura a beleza arquitetónica e a diversidade paisagística daquela que é a cidade mais antiga de Portugal, homenageando Braga e a arte da fotografia, em simultâneo.
A exposição convida os visitantes a redescobrir e a apreciar monumentos e igrejas que testemunham os séculos de história e apresentam diversos estilos arquitetónicos – do romano ao barroco –, com destaque para a Sé de Braga, além dos edifícios que remetem para o século XVIII. A
s imagens a preto e branco permitem enfatizar detalhes, uma vez que a ausência de cor faz com que seja dada maior atenção aos pormenores, à composição, aos contrastes e ângulos.
O fotógrafo responsável pelos cliques que deram origem a “Braga a Preto e Branco”, Sergio Assis, conta com vários trabalhos reconhecidos internacionalmente, ao longo dos seus 25 anos de carreira, tendo-se estreado em solo europeu em junho deste ano, numa exposição fotográfica inédita sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, também realizada no Nova Arcada.
Sergio Assis é fotojornalista, professor de fotografia e autor de livro, especializado em fotografia de natureza/ambiente, história e cultura.
As imagens expostas no Nova Arcada foram feitas em preto & branco, em sistema analógico rolo 35 mm.
“A ideia de fazer a exposição totalmente em preto e branco foi, em primeiro lugar, porque isso nos remete mais diretamente à fotografia enquanto arte, na medida em que a ausência de cor nos faz mais atentos aos detalhes da imagem, à composição, contrastes e ângulos, além de nos relacionar a uma época mais distante, invocando com saudosismo a elegância e o romantismo de tempos passados. A segunda razão foi para exaltar os detalhes arquitetônicos e históricos da cidade de Braga, ainda mais destacados nas imagens em preto e branco”, explica o fotógrafo.
A exposição conta com 24 imagens em grande formato e a entrada é gratuita.
“A democratização do acesso à cultura é uma das apostas do Nova Arcada, que tem procurado, ao longo dos anos, promover exposições e outros eventos artísticos que acrescentem valor aos bracarenses e a quem visita Braga. Não podíamos, por isso, deixar passar em vão o Dia Mundial da Fotografia. Assinalámo-lo de uma forma especial, que exalta a beleza e os detalhes da cidade, capturados pelo Sergio Assis, cujo trabalho já integrou o World Photography Collection”, afirma Filipa Lopes, diretora do centro comercial.