Famalicão empata na abertura da última jornada da I Liga

Foto: FC Famalicão

Rio Ave e Famalicão empataram hoje 2-2, em partida da 34.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcada por uma recuperação dos vila-condenses já na segunda parte, anulando uma desvantagem de dois golos.

Depois de Rúben Lima, aos 10 minutos, e Alex Dobre, aos 12, terem dado uma vantagem que parecia confortável, os minhotos ficaram reduzidos a dez, pela expulsão de Zaydou, aos 29 minutos, dando espaço e ânimo para a reação do Rio Ave, que resgatou a igualdade com os tentos de Boateng (70) e Leonardo Ruiz (82).

Com este empate, os vila-condenses, que estavam tranquilos na tabela, fecham a sua prestação neste campeonato no 12.º lugar, com uma pontuação final de 40 pontos.

Já o Famalicão passa a somar 44 pontos e segue provisoriamente no oito lugar.

Com as duas equipas tranquilas na classificação e já sem grandes objetivos para esta despedida da época, os minhotos até entram melhor no desafio, revelando eficácia relâmpago, começaram, a partir dos dez minutos, a cavar uma vantagem de dois golos, nas inaugurais situações de perigo do encontro.

Rúben Lima estreou-se a marcar, esta época, abrindo o marcador com uma cabeceamento, que ainda bateu no chão, antes de sobrevoar o guardião vila-condense, após cruzamento de Alex Dobre.

Dois minutos depois de assistir o companheiro, o avançado romeno chamou a si protagonismo, e aproveitando algum desnorte da defesa vila-condense, desviou de cabeça, e sem oposição, uma assistência de Colombatto, assinando o segundo golo.

Depois deste arranque frenético, o ritmo dos acontecimentos foi caindo, com o Famalicão a não arriscar, em demasia, e o Rio Ave a não mostrar soluções para chegar com contundência ao último reduto contrário.

No entanto, aos 29 minutos, surgiu um momento marcante no jogo, com o médio do Famalicão Zaydou a ser expulso, depois de uma entrada imprudente sobre Guga, que o árbitro puniu, inicialmente, com cartão amarelo, mas após consulta das imagens do VAR retificou a decisão para vermelho direto.

Quando passou a jogar em superioridade, o Rio Ave começou a reagir, e apesar de, ainda no primeiro tempo, ameaçar o golo em dois lances, com Fábio Ronaldo e Leonardo Ruiz, foi só após o intervalo que revelou verdadeiro potencial.

Depois do Famalicão ainda ter assustado, numa enorme arrancada de Alex Dobre, culminada com um forte remate ao lado, o conjunto da foz do Ave foi tomando conta dos acontecimentos e rondando mais vezes a área famalicense.

Não surpreendeu, por isso, o primeiro tento dos vila-condenses, aos 70 minutos, com o recém-entrado a Boateng a desviar, de cabeça, um cruzamento de Sávio, também ele aposta para o segundo tempo.

O Famalicão não conseguia, nesta fase, sacudir a pressão dos minhotos e aos 82 acabou por sofrer o golo do empate, desta vez com Leonardo Ruiz a desviar de cabeça um canto cobrado por Guga.

Pouco depois, os adeptos vila-condenses chegaram a sonhar com a reviravolta, quando Penetra e Miguel Baeza se ‘embrulharam’ na área do Famalicão, com o árbitro a assinalar, numa primeira instância, grande penalidade, mas depois de consultar as imagens do VAR a reverter a decisão, fazendo prevalecer o 2-2 final.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.

Rio Ave – Famalicão, 2-2.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Rúben Lima, 10 minutos.

0-2, Alex Dobre, 12.

1-2, Boateng, 70.

2-2, Leonardo Ruiz, 82.

Equipas:

– Rio Ave: Jhonatan, Patrick William, Aderllan Santos, Renato Pantalon (Sávio, 37), Paulo Vítor (Boateng, 46), Samaris (Miguel Baeza, 80), Guga, Bruno Ventura (Hernâni, 68), Fábio Ronaldo, Ukra (Jorge Karseladze) e Leonardo Ruiz.

(Suplentes: Lucas Flores, Vítor Gomes, Amine, Miguel Baeza, Sávio, Boateng, Josué Sá, Hernâni e Jorge Karseladze).

Treinador: Luís Freire.

– Famalicão: Zlobin, Penetra, Otávio, Riccieli, Rúben Lima, Zaydou, Colombatto, Iván Jaime (Leandro Sanca, 87), Ivo Rodrigues (André Simões, 90+6), Pablo (Martin, 69) e Alex Dobre (Rui Fonte, 69).

(Suplentes: Luíz Júnior, Diogo Queirós, André Simões, Leandro Sanca, Rui Fonte, David Tavares, Gustavo Sá, Martin e Afonso Rodrigues).

Treinador: João Pedro Sousa.

Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Alex Dobre (64), Samaris (65), Ukra (74), Colombatto (75), Patrick William (75), Ivo Rodrigues (83), Sávio (87) e Otávio (90+8). Cartão vermelho direto para Zaydou (29)

Assistência: cerca de 2.500 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x