Os TUB – Transportes Urbanos de Braga prestaram uma sentida homenagem a Domingos Lopes, motorista que morreu atingido por uma árvore no sábado passado, na freguesia de Sobreposta, naquele concelho.
Ontem, no funeral, em Sobreposta, marcou presença um autocarro dos TUB, mas no local onde habitualmente aparece o destino, estava escrito “Obrigado, senhor Lopes”.
O funeral ficou marcado pela presença em massa de colegas dos TUB, por quem Domingos Lopes era muito estimado e acarinhado.
Sandra Cerqueira, administradora executiva dos TUB, salienta “o adeus sentido e merecido a um dos nossos”, numa publicação partilhada na sua página de Facebook.
“O Sr. Domingos Lopes – um dos nossos -, semeou ao longo da sua vida familiar, pessoal e profissional gestos, palavras, atitudes, olhares, afetos e amor. Percebemos isso hoje, pela expressiva multidão que quis estar presente neste adeus, fazendo disso um livre testemunho.
O Sr. Domingos foi o exemplo real de que sermos pessoas boas é o caminho. Não pode haver outro. Na sua vida profissional conquistou o carinho, o respeito e a amizade de clientes, colegas de trabalho e das suas chefias. E, nesta manhã, vi a união nos TUB e a forma como podemos e sabemos nos conectar”, pode ler-se na publicação da administradora.
“Todos, sem exceção – independentemente do tal pluralismo -, lhe reconheciam enormes qualidades e valores humanos pelos quais orientava a sua vida. Que o seu exemplo de vida pessoal, familiar e profissional a todos inspire. Também eu procurarei fazê-lo todos os dias; me infundir pelo seu exemplo”, conclui Sandra Cerqueira.
Como O MINHO noticiou, Domingos Lopes morreu quando uma árvore que estava a cortar lhe caiu em cima, na freguesia de Sobreposta, em Braga.
O motorista, de 57 anos, estava num terreno florestal a proceder ao abate de uma árvore de grande porte quando por motivos desconhecidos a mesma lhe terá caído em cima, provocando ferimentos fatais.
Como O MINHO constatou ontem no local, em Sobreposta, freguesia onde a vítima residia há vários anos, a consternação e onda solidária para com a família de Domingos Lopes foi quase imediata. Nas imediações da Capela de Santo António, na fronteira com a freguesia de Espinho, várias pessoas juntaram-se para prestar apoio, incluindo os escuteiros locais que apoiavam a dor da família.


Nas redes sociais, a empresa TUB alterou a foto de perfil de forma a ostentar um laço negro, símbolo do luto, motivando várias reações de colegas e passageiros que ficaram bastante consternados quando souberam quem era a vítima mortal que havia sido noticiada por O MINHO algumas horas antes.
Domingos Lopes era o motorista responsável pela carreira 88 para o Sameiro, via Bom Jesus, e considerada pelos passageiros e colegas como uma pessoa humilde e de bom trato, sempre com um jeito brincalhão de lidar com todos.
“Um bom motorista”, lembra Hugo Ribeiro, uma das centenas de utilizadores do Facebook que comentaram a publicação dos TUB. “Sempre com uma piada para contar e sempre pronto para ajudar os colegas mais novos. Uma grande perda, os meus sentimentos à família e muita força”.
Para Daniel Pereira, esta tragédia foi uma “grande perda a nossa comunidade”. “Um ser humano simples, amigo, bem disposto, pronto a ajudar e sempre presente pela sua simplicidade…. Descanse em paz Sr. Lopes”.
“Simpático…presente….brincalhão….bem disposto….um Sr… impecável….. Uma grande perda….. Os meus sentimentos a Família”, escreveu Miguel Pinheiro.
Helena Rocha lembra a perda dos passageiros e da própria empresa: “A TUB perdeu um grande Homem, um dos melhores motoristas que conheço, logo todos os passageiros ficaram a perder um grande ser humano. Descanse em paz Sr. Lopes . Muita força e coragem para a família e amigos. As minhas condolências”.
Prestaram socorro os Bombeiros Sapadores de Braga, a Cruz Vermelha de Braga e a VMER de Braga.



O alerta para o acidente aconteceu às 16:15 de sábado.