O enigmático caso do “Luís” num monte espanhol junto à fronteira com Trás-os-Montes

Insólito em Zamora

Há uma atração enigmática que está a despertar a curiosidade dos habitantes ao redor da serra de Padernelo, em Zamora, Espanha, a cerca de cinco quilómetros da fronteira com o Parque do Montesinho, em Portugal. Trata-se de letras gigantes num dos montes onde se consegue ler o nome “Luís”. Está visível desde a autoestrada A-52, que liga a Galiza a Portugal e, segundo uma associação ambiental, está a descareterziar a paisagem dos montes de Sanabria.

Segundo a associação ambiental Zamora Viva, os escritos já lá estavam, mas a neve que tem caído nos últimos dias tornou-os mais visíveis, com o branco a sobressair por entre os tons mais outonais da floresta.

E quem é o Luís? Ainda não se sabe, mas a associação Zamora Viva, dedicada à proteção da biodiversidade, aponta o dedo a quem andou, de forma pública, a desflorestar esses montes aquando das últimas limpezas, alegando ser impossível alguém realizar aquela obra com tanta precisão de forma oculta e sem que ninguém se apercebesse.

Aquela associação emitiu um comunicado no seu portal criticando a forma como a limpeza do monte foi levada a cabo, lamentando que a mesma não sirva fins pecuários ou para melhorar a biodiversidade, mas sim para se divertirem. Acusa ainda o escrito de descaraterizar a identidade das montanhas de Sanabria.

Foto: Zamora Viva

A Zamora Viva vai pedir à Junta de Castela e Leão, área administrativa onde está integrada a “obra de arte”, para proibir “estas atuações grotescas e garantir a conservação das paisagens”.

E este não será caso único, denuncia a Zamora Viva, garantindo que “este tipo de situação está a proliferar na zona faz meses, chegando a alcançar 100 metros de longitude”, temendo que o mesmo comece a ser “replicado noutras zonas”.

Até ao seu desaparecimento, ou pelo menos até ao derreter da neve, pode-se assegurar que não deve haver um único habitante daquela região que, nos últimos dias, não tenha visto o “Luís” no monte.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Ponte da Barca investe 146 mil euros e substitui 824 luminárias por tecnologia LED

Próximo Artigo

Cerveira reforça sinalização do Caminho Português da Costa

Artigos Relacionados
x