Braga abre alojamento de emergência para proteger pessoas sem-abrigo do frio

Câmara ativou plano de contigência

A Câmara de Braga vai ativar o plano de contingência para pessoas sem-abrigo no nível amarelo devido ao frio, entre as 14:00 de hoje e as 09:00 de segunda-feira.

Em comunicado, a Câmara explica que “o plano prevê a ativação do Centro de Alojamento de Emergência (CAE), que irá funcionar nas instalações do Seminário Vita, sito na Rua de São Domingos, assim como a manutenção da intervenção as Equipas de Rua da Cruz Vermelha Portuguesa”.

O plano de contingência para pessoas em situação de sem-abrigo tem por objetivo definir e descrever a estrutura de coordenação das acções de resposta de âmbito municipal, respetiva gestão operacional, bem como a forma como são mobilizados e activados os recursos existentes de apoio à população de pessoas em situação de sem-abrigo face à ocorrência de períodos de frio.

“Em situações críticas, nomeadamente condições meteorológicas adversas como as que se verificam, as pessoas em situação de sem-abrigo encontram-se mais vulneráveis e eventualmente mais recetivos às propostas de ajuda e encaminhamento institucional”, refere o comunicado.

Por causa das temperaturas mínimas baixas previstas para os próximos dias foi emitido pelo IPMA aviso amarelo para todos os distritos do continente para sábado e domingo.

Os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, devendo ser renovados na próxima semana, segundo Madalena Rodrigues.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

"Bruxaria" encontrada no meio de rua em Braga

Próximo Artigo

Autarca de Braga reitera que Plano de Recuperação e Resiliência é centralista

Artigos Relacionados
x