Um fragmento de asteróide reentrou ontem na atmosfera terrestre a uma velocidade de mais de 70 mil quilómetros por hora, acabando por se desintegrar durante a reentrada.
O bólide espacial foi avistado em Portugal sobretudo na região do Algarve, mas também em Espanha, um pouco por toda a Andaluzia, onde deixou um clarão quando explodiu ao entrar em contacto com a atmosfera terrestre, provocando vários telefonemas de pessoas assustadas às autoridades na cidade de Cadiz, um dos pontos onde foi mais visível.
Nas redes sociais, várias pessoas partilharam registos do fenómeno astronómico.
GRAN BÓLIDO #SPMN200123C ESTA TARDE SOBRE #MÁLAGA Y #CÁDIZ a las 19h22m05s TU (20h22 hora local). Lo detectó Sergio Izquierdo desde La Peza, #Granada. Puede apreciarse la gran fulguración por la desintegración final😲
🔖 https://t.co/CRfB0fbTL3
Bajo estudio en el @iSpaceSci @CSIC pic.twitter.com/eS1PDexyja— Red Investigación Bólidos y Meteoritos (SPMN) (@RedSpmn) January 20, 2023
De acordo com a Rede Espanhola de Investigação de Bólides e Meteoritos, o objeto espacial reentrou na atmosfera cerca das 19:30, deixando-se ver principalmente no centro e sul de Espanha e Portugal, mas também em alguns locais de Marrocos.