Líderes dos EUA, México e Canadá condenam ataques à democracia no Brasil

Polícia Militar já recuperou o controlo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, do México, Andrés Manuel López Obrador, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, condenaram hoje os “ataques” a “instituições democráticas” no Brasil.

“Apoiamos o Brasil e a defesa das suas instituições democráticas” e “esperamos trabalhar com o Presidente [brasileiro, Luiz Inácio] Lula [da Silva] para conseguir resultados para os nossos países e para o continente americano”, disseram estes chefes de Estado e de Governo, num comunicado conjunto, nas vésperas da Cimeira de Líderes da América do Norte, que reunirá na Cidade do México.

“Os nossos governos apoiam a livre expressão da vontade do povo brasileiro”, defenderam os líderes.

Apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro invadiram e vandalizaram no domingo as sedes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto, em Brasília, obrigando à intervenção policial para repor a ordem e suscitando a condenação da comunidade internacional.

A Polícia Militar conseguiu recuperar o controlo das sedes dos três poderes, numa operação de que resultaram pelo menos 300 detidos.

A invasão começou depois de militantes da extrema-direita brasileira apoiantes do anterior presidente, derrotado por Lula da Silva nas eleições de outubro passado, terem convocado um protesto para a Esplanada dos Ministérios.

Entretanto, o juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias, considerando que tanto o governador como o ex-secretário de Segurança e antigo ministro da Justiça de Bolsonaro Anderson Torres terão atuado com negligência e omissão.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

João Pedro Sousa confiante na passagem do Famalicão aos 'quartos' da Taça de Portugal

Próximo Artigo

Politécnico de Viana vai ter nova residência com 400 camas

Artigos Relacionados
x