O piloto barcelense Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) abandonou hoje a 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno após uma queda sofrida durante a quarta etapa da prova, na Arábia Saudita, e o momento do resgate ficou registado em imagens.
🏥🚁 Así fue trasladado al hospital el motociclista portugués Joaquim Rodrigues, quien sufrió una lesión en la pierna izquierda y debió abandonar el #Dakar2023.#CarbuEnElDakar #Dakar #DakarInSaudi pic.twitter.com/N7H95Tfkb9
— Carburando (@CarburandoTV) January 4, 2023
O piloto chileno Jose Ignacio Cornejo (Honda), candidato aos lugares cimeiros, parou para auxiliar o Joaquim Rodrigues e ficou com o barcelense até à chegadas do socorro. Acabou por ganhar a etapa.
É a terceira vez que o J-Rod abandona a mítica prova. Em 2018, abandonou depois de uma aparatosa queda que o deixou gravemente ferido e, em 2020, deixou a prova após a morte do cunhado Paulo Gonçalves durante a competição.
Depois de ter brilhado com uma vitória na última edição, abandona novamente de forma precoce a Arábia Saudita.
“O piloto português, que deu a primeira vitória à Hero na edição do ano passado, caiu ao quilómetro 90 [dos 425] da especial e foi levado ao hospital de Hail pela equipa médica do Dakar com uma ferida na perna esquerda”, lê-se no ‘site’ oficial da competição.
Joaquim Rodrigues Jr. era o melhor classificado dos pilotos portugueses, na 16.ª posição, depois de na véspera ter sido o 9.º mais rápido nas motas.
A quarta etapa da competição tem partida e chegada a Hail, com uma especial de 425 quilómetros cronometrados.
A tirada ganha por Jose Ignacio Cornejo, que parou para prestar assistência ao português Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) – que sofreu uma queda e desistiu – pelo que ao tempo final foram deduzidos os 25m55s perdidos na paragem.
A 45.ª edição do rali Dakar disputa-se integralmente na Arábia Saudita, pelo quarto ano consecutivo, terminando no dia 15, em Dammam, após 14 etapas.