Para 2023 mais comunicação

Opinião de Catherine Pereira, profissional de comunicação

Catherine Pereira

Profissional de Comunicação

O final do ano é sempre tempo de reflexão. Nesta época surgem os balanços, os desejos, as perspectivas e projetos futuros. Somos invadidos de uma certa nostalgia que nos deve trazer maior objetividade para o que queremos seguir.

Acredito, assim, que para tornarmos os desejos uma realidade devemos, desde já, materializá-los.

Vivo este final de ano a olhar para as coisas positivas e fazendo o balanço do que de menos positivo aconteceu e o que com ele aprendi. Valorizo as conquistas, todas (as pequenas e as grandes) e estabeleço objetivos para o ano que se aproxima. Sou grata por cada momento e levo essa gratidão em cada hora do meu dia.

Numa perspetiva global, os últimos anos foram claramente dificeis, conjungando-se temas como a pandemia, as dificuldades económicas / sociais e a existência de uma Guerra muito infeliz.

De facto, a perspetiva de felicidade inerente ao Ser Humano nem sempre se torna possível. Acredito que a felicidade não é um estado apenas, mas sim uma consequência dos passos que damos no nosso livre arbítrio.

Para 2023, desejo mais comunicação, potenciando-a como ferramenta que nos una e não nos divida ou separe.
Estimular as nossas diferenças estabelecendo laços que nos unam e fortaleçam. Comunicar passa, sobretudo, pelo diálogo, aceitação e respeito que temos pelo outro, em qualquer área da nossa vida.

Pessoas que bem comunicam sentem-se mais unidas e geram sentimentos positivos de pertença, aumentando o potencial das equipas e alcançando os resultados a que se propõem.

Acredito muito que somos aquilo que comunicamos e como comunicamos. A atitude, seja ela qual for, vai gerar um comportamento e este comportamento gerará reações que promovem a comunicação. Portanto, geremos processos de comunicação positivos e de confiança ( principalmente num momento de crise).

Que neste final do ano todos possamos refletir sobre todos os meses anteriores… É tempo de “arrumarmos a casa” interior e sermos ainda mais felizes. É tempo de termos consciência do valor da nossa liberdade. Não existem fórmulas mágicas. A fórmula somos nós, na forma como encaramos os outros e a vida.

Bom Ano e Boa Comunicação.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados