O Parque Nacional da Peneda-Gerês recebe, a 03 e 04 de dezembro, a 08.ª edição da Gerês Extreme Marathon. De acordo com a organização, é a “maratona mais dura e bela do mundo”.
A corrida atravessa os concelhos de Terras de Bouro, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.
O evento organizado pela Carlos Sá Nature Events, de Barcelos, percorre “as estradas de montanha do único parque nacional de Portugal”.
São mais de 1.300 atletas de 17 nacionalidades irão se aventurar na Gerês Extreme Marathon e no Extreme 90km. Vão usufruir de “paisagens e cenários de montanha incríveis, rodeados de vegetação luxuriante e verdejante”.
“A harmonia com as florestas nativas portuguesas e com o silêncio tão característico da montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês serão apenas quebrados pela dureza e desnível positivo das provas”, afirma a organização da corrida.
A edição deste ano arranca no dia 03, às 07:00, com os atletas da Extreme 90km a iniciar o seu desafio no Santuário de Nossa Senhora da Peneda. “Nesta espetacular travessia os atletas nunca correm sozinhos uma vez que levam uma equipa de apoio para lhes dar energia extra que os levarão à tão desejada meta no centro da Vila do Gerês”, explica.
Pelas 11:30 da manhã arranca a 05ª edição da Extreme Mile, um “desafio curto mas bastante exigente e audaz, os intrépidos participantes correm uma milha com uma inclinação média de 35% e 525 metros de desnível positivo”. Com partida na Albufeira da Caniçada e com chegada no miradouro das Voltas de São Bento, os atletas percorrem a “árdua distância tendo como pano de fundo a bela paisagem da Albufeira da Caniçada ladeada pelas suas belas montanhas”.
No domingo a Gerês Extreme Marathon, além da prova rainha de 42 quilómetros, conta também com mais três distâncias diferentes: 32 quilómetros, 21 e 14. Todas as provas têm partida e chegada no centro da Vila do Gerês.
As inscrições terminam este sábado.