Ucrânia está a preparar exército de um milhão de pessoas

Guerra

A Ucrânia vai reunir e arma um exército com cerca de um milhão de pessoas, segundo revelou Oleksii Reznikov, ministro da Defesa do país. O objetivo será recuperar territórios ocupados no sul, na sequência da invasão russa.

De acordo com Reznikov, a ordem foi dada diretamente pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O ministro da Defesa também está a escrever cartas a pedir mais armamentos a uma série de países.

“Compreendemos que, politicamente, é muito necessário para o nosso país. O presidente deu a ordem ao chefe militar supremo para elaborar planos. Desde então, o pessoal está a fazer os trabalhos de casa e a dizer que para alcançar este objetivo precisamos de XYZ”

Recuperar as áreas ocupadas no sul da Ucrânia é vital para a economia do país, por causa do acesso ao Mar Negro.

A região também conta com locais como Kerson e a área de Zaporijia – onde se encontra a maior central nuclear da Europa – foram ocupadas parcialmente pelos militares de Moscovo pouco depois da invasão da Ucrânia, no passado dia 24 de fevereiro.

As duas regiões são vizinhas da Península da Crimeia, invadida e anexada pela Rússia desde 2014. Em algumas das cidades da zona os ocupantes instalaram órgãos de administração local que colaboram com Moscovo.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou perto de cinco mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

União de Freguesias em Viana vai referendar desagregação

Próximo Artigo

Agências da UE recomendam quarta dose da vacina contra covid-19 a partir dos 60 anos

Artigos Relacionados
x