Mais de 10 mil litros de cerveja foram vendidos no “Hopen – Braga Beer Festival”, festival de cerveja artesanal que, entre sexta-feira e domingo, recebeu no Campo das Hortas mais de 20 mil visitantes.
A segunda edição do evento – interrompido desde 2019 devido à pandemia – contou com inúmeras atividades ligadas à cerveja artesanal, gastronomia e música.
A organização esteve a cargo da Beautiful Alphabet, que apurou “um impacto bastante considerável na economia local com a passagem de mais de 20 mil pessoas durante os três dias de festival”.
“Em resumo, foram três dias em ambiente festivo, com a presença de 18 marcas de cerveja artesanal portuguesa e um cartaz repleto de animação com workshops, street food, showcookings, harmonizações, exercício físico, concertos ao vivo, Dj’s e muitas mais atividades em paralelo”, salienta a organização no rescaldo da iniciativa.
Francisco Pereira, um dos fundadores da Beautiful Alphabet, a par de Filipe Macieira e João Paulo, refere, citado em comunicado enviado a O MINHO, que “o modelo do festival funcionou a 100% e o objetivo da dinamização da cultura da cerveja artesanal portuguesa cumprido, pois os visitantes tinham a oportunidade de conhecer mais de 150 estilos de cervejas diferentes”.
Filipe Macieira acrescenta que “outro dos principais objetivos era envolver a comunidade local com o evento e a interligação de diferentes entidades sejam elas públicas ou de carácter privado”. Desta forma, o responsável acredita que “Braga tem uma excelente oportunidade para diferenciar o seu leque de eventos anuais ajudando a promover a outros pontos de interesse da cidade”.
Já João Paulo Antunes aponta “o esforço de toda a equipa e de uma programação 360º para todos os interesses e idades dos visitantes, envolvendo diversas entidades parceiras locais, que resultou em mais de 10.000 litros de cerveja 100% portuguesa vendida”.
O evento, em organização conjunta com o Município de Braga e a Associação Empresarial de Braga, de acordo com os promotores, “será para replicar para os próximos anos com cada vez mais novidades e atividades”.