Braga é responsável por quase 3% das exportações nacionais

É o quarto concelho que mais exporta no país

Braga é o quarto concelho mais exportador português, de acordo com as exportações reais das empresas em Braga, e “é uma referência no panorama económico e os números de exportação provam o papel que temos vindo a ter para o desenvolvimento nacional”, defendeu o presidente da Câmara Ricardo Rio, durante a sua intervenção na sessão da tarde desta terça-feira na Semana da Economia de Braga, reforçando o papel do tecido empresarial e industrial bracarense “responsável por quase 3% das exportações nacionais”.

Consciente dos desafios que Braga tem de enfrentar, o responsável da InvestBraga salientou que “o concelho tem a capacidade de criar novas oportunidades para que as pessoas se sintam bem em Braga”. “

“Temos o desafio contínuo de atrair e reter recursos humanos para os projetos empresariais que temos por cá, estando o Work in Braga a ter um papel fundamental ao apoiar a captação de talento de qualidade”, acrescentou o edil, ao destacar as mais de 1.800 propostas de trabalho disponibilizadas pelas empresas através da plataforma da InvestBraga e as 3244 candidaturas recebidas.

Semana da Economia. Foto: Invest Braga

Já para António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar, “Braga é um excelente exemplo de como a resiliência do tecido empresarial contribui para a afirmação de um concelho como um todo”.

Braga no radar dos grandes investimentos reforçados com recursos humanos

Ao todo, e através da InvestBraga, foram apoiados 768 projetos empresariais entre 2014 e 2022, sendo 194 de origem internacional e 574 de origem local e nacional. “O trabalho que temos feito, quer através das nossas ações diplomáticas, quer através do contacto direto com investidores, tem sido fundamental para colocar Braga na rota dos grandes investimentos”, sublinhou Ricardo Rio.

Também na área da contratação de recursos humanos para Braga, as grandes empresas e grupos empresariais de Braga, as grandes multinacionais e as empresas tecnológicas têm tido um papel crucial ao criar novas oportunidades laborais, que se traduzirão em mais de três mil oportunidades até ao final de 2023.

António Costa e Silva. Foto: Invest Braga

Startups angariaram mais de 300 milhões em dois anos

Com 185 startups na sua comunidade, as startups ligadas à Startup Braga angariaram mais de 300 milhões de euros entre 2020 e 2022, valor que resulta, em grande parte, do investimento recebido pela Sword Heatlh, o primeiro unicórnio do hub de inovação, em 2021, na casa dos 252 milhões de euros.

Ao longo de 2022, a Startup Braga levará a cabo um conjunto de atividades que irão contribuir para a dinamização do ecossistema empreendedor nacional, destacando-se a concretização do evento III Global StartupCities Summit, que juntará, em novembro, no Altice Forum Braga startups, investidores e organizações públicas para debater a construção de um ecossistema empreendedor forte.

Carlos Silva. Foto: Invest Braga

Altice Forum Braga consolida a sua posição como espaço para congressos e eventos
A retoma dos setores da cultura, dos congressos e dos eventos tem-se traduzido em casas cheias no Altice Forum Braga e com a confirmação de grandes eventos para a agenda de 2022 como Rosalía, Dua Lipa, Amar Amália e o já realizado Congresso da Ordem dos Enfermeiros.
Numa retrospetiva aos anos de Altice Forum Braga, destacam-se os factos de, entre 2018 e 2022, o espaço ter sido escolhido para a realização de 231 espetáculos, 164 congressos e 686 eventos, que se traduzem em mais de 1 300 000 visitantes.

Centro de Juventude de Braga

Conceptualizado para ter os jovens no centro da sua missão, o Centro de Juventude de Braga tem vindo a apostar num conjunto diversificado de atividades pensadas para o trabalho com a juventude, mas também aberto portas a projetos culturais como o Festival Política e o Festival Convergências.

Ao todo, e desde a sua aberta em dezembro de 2019, o Centro de Juventude de Braga já acolheu 65 nacionalidades, tendo assegurado 22.518 dormidas.

De recordar que a Semana da Economia de Braga decorre até ao final desta semana, tendo um conjunto de eventos de acesso gratuito.

O programa da Semana da Economia está disponível aqui.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x