A imagem da Nossa Senhora da Cabeça, em Valença, apareceu totalmente partida, tal como a placa existente no pilar que a suporta.
Jorge Andrade, da Comissão Fabriqueira, afirma à Rádio Vale do Minho, que avançou a notícia, que “isto terá acontecido de madrugada”.
“E não foram jovens daqui. Isto foi pura maldade”, acrescenta, recordando que, “há quinze dias, tentaram assaltar a capela, mas não conseguiram”, porque “as portas são de ferro”.
“Tanto a imagem como a placa ali existentes tinham várias décadas de existência. Foram oferecidas por um emigrante nos Estados Unidos da América”, acrescenta Jorge Andrade, acrescentando que não foi encontrada a cabeça da imagem.
“Já procuramos em diversos lados, e a cabeça da imagem não está lá”, realça à Rádio Vale do Minho.
Entretanto, a Câmara de Valença adiantou que este não foi o único ato de vandalismo registado no fim de semana.
De acordo com a autarquia, “nas Portas do Sol, ocorreu uma tentativa de assalto, que levou à destruição do parquímetro disponibilizado para o pagamento do estacionamento na zona e foram partidos vários candeeiros da via pública”.
Em comunicado, a Câmara salienta que “ambas as situações foram de imediato reportadas à GNR, que acorreu aos locais, tomando conta das ocorrências e das diligências para identificação dos potenciais criminosos”.
“O Município de Valença repudia os atos de vandalismo perpetrados, apelando ao bom-senso e respeito dos cidadãos pelo património e pelas infraestruturas suportadas pelo erário público. Cuidemos e respeitemos o que é de todos nós, sejam monumentos, infraestruturas ou memórias”, conclui o comunicado.
Notícia atualizda às 17h55 com comunicado da Câmara.