Póvoa de Lanhoso forma jardineiros

“Introdução à Poda de Formação de Árvores Ornamentais e Sobreiros”

Está a decorrer desde a passada segunda-feira, 24 de janeiro, no Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, o primeiro módulo da formação “Introdução à Poda de Formação de Árvores Ornamentais e Sobreiros”.

Esta formação destina-se aos jardineiros do Município da Póvoa de Lanhoso, especificamente aos podadores e pretende-se que adquiram um maior leque de conhecimentos teóricos e práticos, ao nível da poda de árvores, revelou a autarquia, em comunicado enviado a O MINHO.

A formação vai ter a duração de 35 horas, distribuídos por 5 dias, tendo sido o primeiro em contexto de sala, para aquisição de alguns conceitos fundamentais teóricos.

“Foram abordados vários temas, designadamente, a morfologia das árvores, a diferença de poda entre árvores ornamentais (espaços verdes) e frutícolas, como e quando se deve podar, a rejeição das podas drásticas em contraponto com as podas de formação, análise e observação de alguns sintomas para avaliação de risco, sobretudo em espaços verdes urbanos e técnicas de segurança para os/as podadores/as e para as árvores”, explica a Câmara.

A parte prática da formação irá decorrer em espaços públicos da vila, tendo começado nas árvores da Avenida da República. Esta formação está a ser dirigida por técnicos formados em arboricultura, “garantindo-se, assim, que a formação seja especializada, contribuindo para que o processo de poda seja o mais correto e cumpra as normas estabelecidas pelo ICNF”.

“Esta é uma medida que terá resultados a médio longo prazo na envolvência urbana da vila, uma vez que as árvores, sendo podadas de forma adequada, irão crescer e desenvolver-se de forma mais saudável e frondosa, proporcionando também uma envolvência verde mais atrativa”, conclui a nota de imprensa.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x