PS promete quatro novas unidades de saúde familiar no distrito de Braga

Eleições legislativas

O PS promete a construção de quatro novas unidades de saúde familiar no distrito de Braga, nos próximos quatro anos, e a reabilitação de outros 13 edifícios, investimento já previsto no Plano de Recuperação e Resiliência, refere o partido.

Em nota de imprensa enviada a O MINHO, o PS salienta que, dos quatro novos edifícios, dois são no concelho de Braga – Unidade de Saúde Campus Vilar (USF Bracara Augusta; USF + Carandá, UCC Assucena; URAP) e novo edifício para a USF de Esporões, com investimento total de 4,5 milhões de euros; e dois no concelho de  Famalicão – Unidade de Saúde Familiar de Joane com investimento de 1,2 milhões e USF S. Miguel-o-Anjo com um investimento de 1,1 milhões.

“O PS assume ainda o compromisso de requalificar 13 edifícios de unidades de saúde para melhoria da qualidade da resposta, segurança e condições de trabalho dos profissionais. Estão previstas intervenções em unidades de Saúde de Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Famalicão e Vila Verde”, salienta o comunicado.

O PS explica que em Barcelos está previsto ser requalificado o Edifício UCSP Sequeade / Silveiros – Polo Silveiros. No concelho de Braga, serão intervencionados o Edifício da USF S. Geraldo, o Edifício da USF de Ruães, Edifício da USF São Lourenço, o Edifício da USF de Gualtar. Em Cabeceiras de Basto será requalificado o Edifício da USF de Arco de Baúlhe / Cavez. Em Amares será alvo de requalificação e ampliação o Centro de Saúde de Amares (700 mil euros) e em Vila Verde será alvo de requalificação o Centro de Saúde de Vila Verde (300 mil euros).

No concelho de Guimarães serão intervencionados o Edifício da USF Serzedelo, o Edifício das USF São Nicolau, USF Amorosa XXI, UCSP Amorosa, URAP Alto Ave, Serviço Atendimento Prolongado Guimarães e ADC Comunidade Alto Ave, e o Edifício da USF de Pevidém. Depois da requalificação do Centro de Saúde da Amorosa será construído o novo centro de Saúde de Moreira de Cónegos.

Em Famalicão, para além da construção de duas novas unidades de saúde, serão ainda objeto de obras de melhoria os edifícios da USF Antonina, com um investimento de 700 mil euros e o Edifício de Famalicão com beneficiação, renovação e ampliação com valor estimado de 2,3 milhões de euros.

O PS continuará ainda a reforma dos cuidados de saúde primários, através da capacitação da sua rede e integração com outros níveis de prestação de cuidados e estruturas comunitárias.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Taxa de emprego sobe seis décimas na OCDE e em Portugal no 3.º trimestre de 2021

Próximo Artigo

CDU quer "libertar" redução dos passes da dependência do Orçamento do Estado

Artigos Relacionados
x