Já foi inaugurado o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) para pessoas com paralisia cerebral ou situações neurológicas afins, com mais de 18 anos, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo.
A nova infraestrutura resulta de um protocolo de cooperação e apoio financeiro estabelecido entre o Município e a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (APCVC) para dar resposta às necessidades sentidas pelos utentes e famílias.
Em comunicado enviado a O MINHO, a autarquia explica que esta valência surge das solicitações das famílias de pessoas com paralisia cerebral (multideficiência) que não encontram um CAO específico para os seus filhos no distrito, devendo o Centro de Atividades Ocupacionais entrar em funcionamento ainda este ano.
O equipamento social foi instalado na Rua de Santa Martinha, em Santa Marta de Portuzelo, e a APCVC prevê criar pelo menos 12 novos postos de trabalho.
A empreitada foi adjudicada pelo valor de 252 mil euros, tendo a Câmara atribuído à APCVC um apoio financeiro de 75 mil euros para a primeira fase da obra, sendo a instituição a suportar a restante verba.
A APCVC é uma IPSS sem fins lucrativos cuja missão é dar resposta às necessidades da pessoa com paralisia cerebral e outras situações neurológicas do distrito de Viana do Castelo. Está em atividade desde outubro de 2005 e presta atendimento a cerca de 230 utentes de todo o distrito.