Deputado da Constituinte mandatário da candidatura do PS à Câmara de Guimarães

Eleições autárquicas

António Mota Prego é o mandatário da candidatura de Domingos Bragança (PS) à Câmara de Guimarães, foi hoje anunciado.

Nascido a 27 de fevereiro de 1944, é advogado de profissão, fundador do PS Guimarães e foi deputado na Assembleia Constituinte.

Figura incontornável da política vimaranense, foi estudante do Liceu de Guimarães antes de prosseguir os estudos em Coimbra, onde chegou em 1961, em plena crise académica. Desde cedo se dedicou à intervenção política ativa nesse período, algo que lhe valeu inclusivamente dez dias de prisão em Caxias, em resultado da sua participação ativa em manifestações contra o regime.

Fez tropa na Guiné, e foi também nas forças armadas que voltou à intervenção pela libertação do país, tendo estado ligado de forma direta ao 25 de abril de 1974. Nesse momento, decide filiar-se no Partido Socialista, acabando por fundar a secção do PS Guimarães, e de ser figura central do anúncio da revolução na cidade-berço.

Foi dirigente nacional do Partido Socialista, integrou a Assembleia Constituinte, regressando a Guimarães em 1976 após a sua eleição para a primeira Câmara Democrática. Foi durante vários mandatos Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães, tendo sido agraciado com a Medalha de Honra do Município de Guimarães, em 2018.

Domingos Bragança mostra-se honrado por ter António Mota Prego como seu mandatário, que considera “um dos mais prestigiados políticos vimaranenses, no período democrático”, diz, citado em comunicado.

“António Mota Prego é uma figura essencial da nossa democracia. Para Guimarães, mas também para o País. Integrou dois dos órgãos fundadores do nosso sistema política: a Assembleia Constituinte e a primeira Câmara Municipal de Guimarães. Nunca deixou de ser um verdadeiro senador, uma voz serena, mas determinada na defesa dos superiores interesses de Guimarães”, afirma.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Oculista assaltado no centro de Fafe (prejuízos ascendem às dezenas de milhares)

Próximo Artigo

Covid-19: Dia da Defesa Nacional registou três positivos em mais de 42 mil jovens

Artigos Relacionados
x