Humberto Gomes, de Braga, vai disputar os Jogos Olímpicos aos 43 anos

Andebol

Humberto Gomes, de Braga, é um dos selecionados finais na convocatória da seleção portuguesa de andebol para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, agora reduzida a 17, sendo que dois são suplentes. Para além do veterano guardião de 43 anos, outros três atletas minhotos estão garantidos no ’15’ olímpico.

A lista dos eleitos do selecionador Paulo Jorge Pereira inclui um suplente, cujo nome não foi divulgado e pode variar de jogo para jogo, e dois jogadores, o ponta-esquerda Leonel Fernandes, do FC Porto, e o guarda-redes Manuel Gaspar, do Sporting, que só podem substituir outros por motivos clínicos.

Do Minho, são chamados ainda os bracarenses André Gomes e Fábio Magalhães, e o vimaranense Rui Silva, todos atletas do FC Porto.

A quota olímpica é de 14 jogadores, mas a Federação Internacional de Andebol (IHF) permitiu a inscrição de um suplente e de mais dois jogadores extra, que podem treinar com a seleção, mas não permanecer na Aldeia Olímpica ou viajar nos mesmos transportes que a equipa.

Depois de ter reduzido os pré-convocados para 19, com a saída de André José, do ABC, na terça-feira, Paulo Jorge Pereira descartou o lateral-esquerdo Gilberto Duarte, que falhou o Europeu de 2020 por lesão, e o lateral-direito Diogo Silva da lista final.

A seleção de andebol masculino vai ser a primeira representante portuguesa em competições olímpicas oficiais de modalidades de pavilhão.

No Grupo B, a equipa das ‘quinas’ vai defrontar Egito (24 de julho), Bahrain (26), Suécia (28), Dinamarca (30) e Japão (01 de agosto), no Ginásio Nacional Yoyogi, em Tóquio, sendo que os quatro primeiros colocados qualificam-se para a ronda eliminatória.

Portugal vai estar representado por 92 atletas, de 17 modalidades, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto, depois do adiamento por um ano, devido à pandemia de covid-19.

Caso o Comité Olímpico Internacional (COI) aumente a quota do torneio masculino de andebol para 15, a Missão nacional vai subir para 93 atletas, podendo chegar aos 95, se os jogadores suplementares forem utilizados.

Lista dos 15 convocados:

– Guarda-redes: Humberto Gomes (Póvoa AC) e Gustavo Capdeville (Benfica).

– Pontas: Diogo Branquinho (FC Porto), António Areia (FC Porto) e Pedro Portela (Tremblay HB, Fra).

– Laterais: Alexandre Cavalcanti (HBC Nantes, Fra), André Gomes (FC Porto), Fábio Magalhães (FC Porto) e João Ferraz (HSC Suhr Aarau, Sui).

– Centrais: Miguel Martins (FC Porto) e Rui Silva (FC Porto).

– Pivôs: Alexis Borges (Montpellier, Fra), Daymaro Salina (FC Porto), Luís Frade (FC Barcelona, Esp) e Victor Iturriza (FC Porto).

Suplentes extra:

– Guarda-redes: Manuel Gaspar (Sporting).

– Ponta: Leonel Fernandes (FC Porto).

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Incidência sobe para 210 em Braga depois de uma semana com 156 novos casos

Próximo Artigo

Caso positivo no Gil Vicente cancela jogos particulares com Famalicão e Vitória

Artigos Relacionados
x