Braga, Famalicão e Paredes de Coura com restrições. Guimarães e Barcelos em alerta

Covid-19

Os concelhos de Braga e Paredes de Coura vão manter as restrições das últimas semanas, depois de voltarem a figurar na lista com mais de 120 casos por cada 100 mil habitantes.

O concelho de Famalicão junta-se aos outros dois concelhos e passa a ter restrições de circulação, atingindo a segunda semana consecutiva com mais de 120 casos por cada 100 mil habitantes.

De acordo com a ministra, passa a existir a obrigatoriedade de exigência de certificado digital de vacinação contra a covid-19 ou teste negativo para entrar em restaurante para serviço de refeições no interior (horário até às 22.30 horas) às sexta-feiras a partir das 19:00 e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados.

Medidas em vigor para Braga, Famalicão e Paredes de Coura

Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam; restaurantes, cafés e pastelarias até às 22: 30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo); espetáculos culturais com os mesmos horários da restauração: comércio a retalho até às 21:00; limitação da circulação na via pública a partir das 23:00.

Mantém-se a medida de limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23:00 e as 05:00.

Barcelos e Guimarães em alerta

Os concelhos de Barcelos e Guimarães passam a estar em alerta, por também registarem mais de 120 casos por 100 mil habitantes pela primeira semana. Caso se mantenha na próxima, estes dois concelhos juntam-se a Braga, Paredes de Coura e Famalicão.

O anúncio foi feito por Mariana Vieira da Silva, que aponta o valor de 254.8 de incidência e um RT de 1.20 no continente português.

“Continua a verificar-se um agravamento da pandemia, em particular durante esta semana, em que a média diária de casos subiu 54%”, revelou a ministra.

É também requerido um certificado de vacinação ou teste negativo para entrar em estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental. De acordo com o ministro Pedro Siza Vieira, o teste negativo deve ser feito no estabelecimento, aquando do check-in. Refere também que estas medidas não se aplicam a crianças com menos de 12 anos nem aos trabalhadores do próprio estabelecimento.

Portugal regista hoje nove mortes relacionadas com a covid-19 e soma 3.269 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda 1.655 recuperados.

De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 899.295 casos de infeção confirmados e 17.135 mortes.

Há ainda mais 1.655 recuperados nas últimas 24 horas, totalizando 840.297 desde o início da pandemia.

934 dos novos casos são no Norte, onde foi registada uma morte.

O boletim da DGS revela que estão internados 599 doentes (menos 4 do que na quarta-feira).

Nos cuidados intensivos Portugal tem hoje 136 doentes (mais 6).

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Águas do Norte investe 350 mil euros em Terras de Bouro

Próximo Artigo

Atenção, Braga, Paredes de Coura e Famalicão: novas regras para entrar em restaurantes ao fim de semana

Artigos Relacionados
x