Morreu esta madrugada, aos 89 anos, Fernando Alberto Ribeiro da Silva, antigo governador civil de Braga e histórico militante do PSD de Guimarães.
De acordo com o Guimarães Digital, do Grupo Santiago, encontrava-se no Lar S. Francisco, onde era utente.
Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva era um destacado advogado de Guimarães, tendo sido deputado na Assembleia Constituinte e ocupado vários cargos de relevo de âmbito regional e nacional.
Recebeu a Comenda da Ordem de Mérito Civil, atribuída pelo Presidente da República Mário Soares, e a Ordem de Mérito do Infante D. Henrique, por Marcelo Rebelo de Sousa.
Foi agraciado com a medalha da Cidade de Guimarães em ouro.
Teve um papel essencial na decisão de construção das atuais instalações do Hospital da Senhora da Oliveira, enquanto ocupava o cargo de Governador Civil de Braga, na década de 80 do século passado.
Foi também Presidente do Conselho Consultivo do Hospital, com o qual manteve sempre uma ligação estreita, e Vitória SC, Bombeiros de Guimarães e fundador da Unidade Vimaranense.
Presidente da Câmara: “Guimarães perde um dos seus melhores”
Entretanto, o presidente da Câmara já apresentou as condolências pelo falecimento de Fernando Alberto Ribeiro da Silva.
Em comunicado, o município recorda o “destacado advogado, interventor cívico e político, figura marcante da vida vimaranense, particularmente dos anos da democracia local pós 25 de abril de 1974. Nascido no coração da cidade, frequentou o ensino primário na antiga Escola de Santa Luzia, como gostava de recordar, e o secundário no Liceu de Guimarães, tendo-se licenciado em direito na Universidade de Coimbra, e a partir daí iniciado o exercício da advocacia em Guimarães até hoje, durante cerca de 60 anos”.
“Embora pela idade e por problemas de saúde, tivesse participado menos na vida cívica local nos últimos anos, manteve sempre um acompanhamento e influência permanente, ajudando Guimarães e o Município, em diferentes momentos, com as relações que tinha criado ao longo dos anos com as principais personalidades da vida política nacional”, refere o comunicado.
“Neste momento em que Guimarães perde um dos seus melhores, um cidadão que terá sempre lugar destacado na nossa História de comunidade, o Município presta-lhe as suas maiores homenagens e apresenta à sua família e a todas as instituições que serviu, as mais sentidas condolências”, conclui a câmara.
PSD de Guimarães: “Partiu um homem bom”
Em comunicado, o PSD de Guimarães salienta que “são difíceis as palavras neste momento de enorme tristeza”, em que “partiu um homem bom, um grande Vimaranense, um cidadão de causas”.
“É um dia triste para o PSD e certamente um dia de luto para Guimarães. O Dr. Fernando Alberto marcou uma geração de Vimaranenses que abraçaram projetos fundamentais para a afirmação da nossa terra. E o seu legado marcou igualmente as gerações mais novas pelo seu exemplo de cidadania e de envolvimento com as causas comuns”, refere o comunicado.
“A fundação da Unidade Vimaranense, em que esteve particularmente envolvido e a sua passagem no Governo Civil de Braga confirmam a grandeza de um homem determinado em servir a causa pública. Mais que o fundador do PSD de Guimarães o Dr. Fernando é um exemplo de cidadania que nos inspira e que nos motiva a seguir o seu legado”, acrescenta o comunicado em que o PSD de Guimarães manifestar “profundo pesar à família”.
Distrital do PSD: “O seu exemplo perdurará na memória de todos”
A Distrital do PSD de Braga, em comunicado, manifestou “o seu pesar pelo falecimento do histórico militante, Fernando Alberto Ribeiro da Silva, endossando os pêsames à sua família”.
“Ao longo da sua vida Fernando Alberto Ribeiro da Silva foi de uma dedicação extrema no serviço à sociedade, pelo que esta é uma perda enorme para todos. Certamente que o seu exemplo perdurará na memória de todos”, realça o comunicado.
Notícia atualizada às 12h48 com reação da câmara e às 14h41 com reações do PSD distrital e local.