O Centro Social Paroquial de Ribeirão, em Famalicão, registou casos positivos de covid-19 em alguns funcionários, depois de o pároco Manuel Joaquim Fernandes ter sido infetado.
“A Direção do Centro Social Paroquial de Ribeirão vem comunicar que, no âmbito do atual cenário de casos de doença COVID-19 na comunidade próxima da Instituição, decidiu por sua iniciativa realizar exames/testes a todos os seus colaboradores em serviço de funções.
Na sequência destes testes, verificaram-se casos de contágio da doença COVID-19, nalguns colaboradores da Instituição”, refere a instituição.
O Centro acrescenta que já foram tomadas as medidas preventivas recomendadas pela DGS e implementado o Plano de Contingência para garantir a segurança de utentes e colaboradores.
Todos utentes das estruturas residenciais começam hoje a ser testados “em colaboração com os serviços de saúde competentes”.
“As atividades das restantes respostas sociais foram suspensas, estando na resposta do serviço de apoio domiciliário a ser assegurado a alimentação nos casos de utentes com falta de retaguarda familiar”, explica nota da instituição, acrescentando que já foram contratados “os serviços de uma entidade especializada, a qual já está a efetuar a desinfeção nas instalações das diferentes respostas sociais”.