Grupo belga investe 50 milhões e prevê criar 260 empregos em Fafe

Lingote Alumínios
Foto: Ivo Borges / O MINHO

O grupo belga Corialis comprou em janeiro deste ano a Lingote, produtora de perfis em alumínio, em Fafe, e agora vai investir cerca de 50 milhões de euros para aumentar a capacidade de produção da fábrica, estando prevista a criação de mais 260 postos de trabalho – atualmente tem 240 – entre os próximos três a cinco anos.

O grupo Corialis é o segundo maior do setor na Europa, com unidades industriais na Bélgica, Inglaterra, França e Polónia. Decidiu ganhar posição também na Península Ibérica e, no seguimento dessa estratégia, adquiriu a Lingote, que oferecia todas as condições para concretizar a expansão desejada.

“A Lingote é, neste momento, a segunda maior empresa do setor em Portugal e o grupo Corialis, nos países onde está implementado, pretende sempre criar uma dinâmica de crescimento de forma a liderar o setor. Portanto, quando entendeu adquirir a Lingote, decidiu que a fábrica teria que crescer, aumentar a sua capacidade produtiva, criar condições para ser a líder do setor em Portugal”, explica a O MINHO José Azevedo, administrador da empresa de Fafe.

José Azevedo sublinha que esse crescimento acontece “porque há mercado, quer interno, quer sobretudo externo”.

“O alumínio é um dos metais cuja procura mundial continua a crescer. Tem vindo sucessivamente a ganhar quota relativamente a outros produtos, por exemplo o plástico. Há a confiança de que a procura continue a ser crescente, portanto quem está no setor tem possibilidade de capturar esse aumento da procura”, salienta.

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Já prevendo a expansão, a Lingote adquiriu em novembro do ano passado um terreno com 87 mil metros quadrados, a cerca de 300 metros das instalações atuais, onde será feito o investimento de 50 milhões.

“Estamos na fase de licenciamento do terreno”, esclarece José Azevedo.

A Câmara de Fafe já declarou o interesse municipal do projeto, deliberação que terá de ser aprovada também em Assembleia Municipal, o que deverá acontecer em julho.

Em declarações ao Jornal de Negócios, que avançou a notícia, o presidente da Câmara, Raul Cunha, sublinhou que, com este novo investimento, Fafe será a capital da Península Ibérica no setor em que a Lingote Alumínios atua. “Será a maior empresa ibérica nesta área”, destacou o autarca.

Assim que tenha o processo de licenciamento concluído, a Lingote avançará para a construção, o que o grupo Corialis espera que aconteça até setembro.

“O objetivo é em março do próximo ano começarmos com a instalação dos equipamentos”, adianta o administrador da Lingote, classificando de “histórico” este investimento estrangeiro, um dos maiores de sempre em Fafe, e que deverá criar mais 260 empregos nos próximos três a cinco anos.

Este investimento, realça José Azevedo, é o “resultado de uma empresa como a Lingote que nasceu em 1994, arrancou a sua atividade em 1995 e depois foi crescendo e ganhando quota de mercado, até que em 2016 passou a ser a segunda maior do setor em Portugal”.

O grupo Corialis é controlado pela CVC Capital Partners SICAV-FIS S.A., ativo no fornecimento de sistemas de perfis de alumínio, incluindo janelas, portas, elementos de correr, sistemas de telhado e estufas, divisórias e balaustradas.

A Lingote produz perfis em alumínio, realiza tratamento e comercialização de acessórios, produtos destinados aos setores da construção civil e indústria automóvel, painéis solares, entre outros.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x