Empresas podem medir temperatura aos colaboradores, diz Governo

Covid-19
Foto: O MINHO

As empresas podem medir a temperatura corporal dos trabalhadores quando estes entram nas instalações, anunciou esta tarde o Ministério do Trabalho.

Numa nota emitida este sábado pela ministra Ana Mendes Godinho, esclarece que esta medida será em breve clarificada “por via legislativa”, tornando-a numa lei.

.”O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considera que, no atual contexto de saúde pública, e concretamente no plano da proteção de dados pessoais, não se afigura inviável a medição da temperatura corporal, desde que não seja guardado qualquer registo da mesma”, diz a nota governativa.

O ministério acrescenta que “existem diversas circunstâncias em que o tratamento de tais dados se revela compatível com o disposto no ordenamento jurídico europeu e nacional”, caso haja “consentimento expresso do trabalhador”.

A “clarificação legislativa” não irá colidir com o “respeito integral dos direitos de personalidade dos trabalhadores, nos termos do artigo 19.º do Código do Trabalho, e os princípios da necessidade, proporcionalidade e adequação”, acrescenta a mesma nota.

Este esclarecimento surge depois de uma reação polémica da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), indicando que as empresas não poderiam medir a temperatura dos colaboradores face ao regime de proteção de dados, sendo apenas permitido o ato a autoridades de saúde e aos próprios trabalhadores.

Esta reação da CNPD surgiu na sequência de uma reportagem publicada no jornal O MINHO, sobre a ação da empresa Mar Ibérica, em Valença, que já efetua esta medição de febre desde o início do mês de abril.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Despiste na cidade de Viana faz um ferido

Próximo Artigo

Detido com arsenal de armas no centro histórico de Viana

Artigos Relacionados
x