Custo do Trabalho aumenta 2,7% em 2019

Instituto Nacional de Estatística
Custo do trabalho aumenta 2,7% em 2019
Foto: DR / Arquivo

O Índice de Custo do Trabalho (ICT) aumentou 2,7% em 2019, em relação ao ano anterior, divulgou, esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2018, o ICT tinha registado uma variação anual de 3%, a que corresponderam acréscimos de 2,9% nos custos salariais e de 3,3% nos outros custos.

De acordo com o INE, as duas principais componentes registaram aumentos de 2,8% nos custos salariais e de 2,4% nos outros custos.

O custo médio por trabalhador aumentou 4% e o número de horas efetivamente trabalhadas aumentou 1,2%.

No quarto trimestre de 2019, o ICT aumentou 4%, devido a aumentos de 4,3% nos custos salariais e de 3,0% nos outros custos do trabalho, sinaliza o instituto.

Na União Europeia, de acordo com a mais recente informação disponível (referente ao terceiro trimestre), a variação homóloga do Índice de Custo de Trabalho situou-se em 3,1%.

Dezasseis países registaram variações superiores à média da União Europeia, destacando-se a Roménia com um crescimento homólogo no ICT de 13,2%.

A Alemanha apresentou uma variação homóloga do ICT igual à da União Europeia (3,1%).

Em 11 países, o ICT registou acréscimos, ainda que inferiores à média da União Europeia, de 0,3%, no Luxemburgo, a 2,7%, nos Países Baixos e Malta.

O ICT é um indicador de curto prazo que pretende medir a evolução trimestral dos custos do trabalho por hora efetivamente trabalhada (custo médio horário) suportados pela entidade empregadora.

O índice é calculado dividindo o custo médio por trabalhador pelo número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador e, por esta razão, segundo o INE, a evolução destas duas variáveis (custos do trabalho e horas trabalhadas) concorrem para explicar a sua evolução.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Famalicão "vai dar resposta forte" frente ao aves

Famalicão "vai dar resposta forte" frente ao Aves

Próximo Artigo
Partidos vão negociar texto comum para estatuto dos antigos combatentes

Partidos vão negociar texto comum para estatuto dos antigos combatentes

Artigos Relacionados