A freguesia de Santa Marta de Portuzelo, única no distrito de Viana do Castelo, recebeu a bandeira verde Eco-Freguesias XXI das mãos da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelo desempenho em termos de sustentabilidade ambiental.
A cerimónia de entrega da bandeira verde teve lugar no Mosteiro de Tibães, em Braga, durante o Greenfest, um evento que celebra as vertentes ambiental, social, económica e cultural.
“Este resultado alcançado por esta Junta de Freguesia é fruto de políticas ambientais e do reforço da promoção dos princípios ecológicos junto da população, assim como de práticas sustentáveis na Junta de Freguesia”, refere o presidente da junta, em comunicado, acrescentando que é claro que muito trabalho há a fazer e só com a participação de toda a comunidade poderemos chegar a uma freguesia ecológica e sustentável, para isso, a Junta de Freguesia, com este primeiro passo, conta com a ajuda de todos e em breve anunciará algumas atividades nesse âmbito”.
Em análise estiveram vários indicadores como a educação para a sustentabilidade, gestão ambiental, energia, água e resíduos, mobilidade e transportes, espaços públicos, biodiversidade e espaços verdes, informação e participação pública, serviços de proximidade, animação sociocultural, promoção, visão e desenvolvimento.
Nesta segunda edição do projeto, 93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, tendo 86 delas concretizado a candidatura ao galardão 2019 que consiste na atribuição de uma bandeira verde Eco-Freguesias XXI, estandarte que Santa Marta de Portuzelo vai ostentar nos próximos dois anos.
Contudo só 52 freguesias é que conseguiram obter a bandeira verde, tendo Santa Marta de Portuzelo obtido destaque na promoção da economia local, com o Concurso de Montras de Natal, onde um dos objetivos era a reciclagem e sendo a única galardoada no distrito de Viana do Castelo.