Famalicão aprova adjudicação das obras de 3 milhões no Cine Teatro Narciso Ferreira

Obras arrancam na Primavera
Famalicão aprova adjudicação das obras de 3 milhões no cine teatro narciso ferreira
Cine Teatro Narciso Ferreira. Foto: Divulgação / CM Famalicão

A câmara de Vila Nova de Famalicão aprovou esta quinta-feira a adjudicação da empreitada de requalificação do Cine Teatro Narciso Ferreira no valor de cerca de três milhões de euros, apontando 2020 como data de reabertura daquele equipamento cultural.

A obra, adjudicada em reunião do executivo, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 85% e aprovada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), terá um prazo de execução de 15 meses, faltando apenas o visto do Tribunal de Contas para arrancar.

O Cine Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave foi inaugurado em 1944 e batizado em honra do empresário têxtil responsável pela construção de algumas das fábricas mais importantes do Vale do Ave.

“Este é mais um passo que estamos a dar, num processo que já vai longo e que já tem muitos passos. Aquilo que para muitos era uma miragem e para outros uma mera promessa política, vai acontecer, é uma obra real, que está a cumprir uma das suas últimas etapas”, salientou o presidente da autarquia Paulo Cunha, em declarações aos jornalistas no final da reunião do executivo.

A intervenção, projetada pelo arquiteto Noé Diniz, passará pela reabilitação integral do edificado com preservação dos seus elementos caracterizadores, tanto ao nível da linguagem arquitetónica, como da sua caracterização volumétrica e espacial.

“O espaço interior será totalmente intervencionado para responder à realização de espetáculos com uma tipologia contemporânea, sendo dotado de todas as condições técnicas exigidas”, lê-se em informação disponibilizada pelo município.

A sala de espetáculos terá uma lotação variável, possibilitada através de bancada retrátil e da redução da área útil do palco, entre 168 e 250 lugares sentados, existindo a possibilidade de utilização da plateia para espetáculos em pé com lotação de 500 pessoas.

Para além do auditório principal e das áreas para a administração do espaço, receção, ensaios, camarins e oficinas, está prevista a criação de um terraço/logradouro ao ar livre dimensionado como espaço de lazer e convívio para utentes e visitantes, contemplando condições para acolher pequenos eventos e espetáculos.

“É um grande projeto para Vila Nova de Famalicão, muito particularmente para a zona nascente do concelho, que ficará dotado de um equipamento cultural moderno e multifacetado e que vai alavancar uma programação cultural regular de qualidade, ao mesmo tempo que servirá de charneira para a criação artística local”, considerou Paulo Cunha.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Comboio perde o motor em viana

Comboio perde o motor em Viana

Próximo Artigo
Guimarães vai propor “uma parceria” ao governo para reablitar bairro social degradado

Guimarães vai propor “uma parceria” ao Governo para reablitar bairro social degradado

Artigos Relacionados