Guimarães vai propor “uma parceria” ao Governo para reablitar bairro social degradado

Bairro da Embaladoura
Guimarães vai propor “uma parceria” ao governo para reablitar bairro social degradado
Foto: “Duas Caras – Gazeta Vimaranense” / Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Guimarães vai propor ao Governo “uma parceria” para a reabilitação do bairro social da Emboladoura, apostando na eficiência energética, anunciou esta quinta-feira o autarca.

No final da reunião do executivo de ontem, em declarações aos jornalistas, Domingos Bragança, depois de dar conta de uma reunião para breve com a Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho referiu que a autarquia poderá “investir na recuperação de partes essências dos edifícios” e ainda “dar apoio às famílias mais carenciadas” do bairro.

“Vou propor, de vez, uma parceria com o Governo, independentemente da transferência de competências decorrente do processo de descentralização em curso, para a reabilitação do Bairro Social, apostando, a exemplo do que foi feito em Urgezes, na sua eficiência energética”, revelou o autarca.

Domingos Bragança lembrou a “complexidade do processo” por “existirem proprietários de frações” mas referiu o estado do bairro como preocupação: “Não podemos protelar mais a situação a que chegámos”, disse.

Na reunião de ontem, o autarca deu ainda conta da possibilidade da câmara expropriar um edifício no centro da cidade (Largo da República do Brasil) para o transformar numa residência para estudantes.

O prédio em causa está já na posse administrativa do imóvel, uma vez que a degradação que atingiu coloca em causa a segurança pública.

“Se ao fim de um ano nada for feito pelos credores hipotecários sobre o edifício, a câmara adquirirá o edifício, em processo expropriativo, fará a recuperação e dará uma função, nomeadamente de habitação para estudantes”, admitiu.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Famalicão aprova adjudicação das obras de 3 milhões no cine teatro narciso ferreira

Famalicão aprova adjudicação das obras de 3 milhões no Cine Teatro Narciso Ferreira

Próximo Artigo
Segunda revisão do plano diretor municipal de guimarães já começou

Segunda revisão do Plano Diretor Municipal de Guimarães já começou

Artigos Relacionados