Noventa por centro das faturas emitidas em 2023 pelos fornecedores do Hospital de Braga foram comunicadas em formato eletrónico. Entre 2022 e 2023, o Hospital registou um aumento de 22% no número de faturas recebidas de forma eletrónica.
O processo de implementação arrancou em 2020 e, desde 2021, “o Hospital de Braga encontra-se preparado para receber faturas, eletronicamente, dos seus fornecedores, ano em que foi realizado um processo de comunicação massivo junto de todos os fornecedores dando nota da obrigatoriedade legal de adesão à Faturação Eletrónica”, explica Pedro Costa, Coordenador do Serviço de Gestão Financeira do Hospital de Braga, citado em comunicado enviado a O MINHO.
O Hospital de Braga salienta que a faturação eletrónica tem um impacto muito significativo no processo de desmaterialização documental, em total alinhamento com a política em vigor naquela unidade.
“A integração da plataforma de faturação eletrónica com a aplicação de gestão tem contribuído para a reorganização e modernização do processo de contas a pagar, promovendo uma gestão mais eficiente do arquivo em tempo e espaço, garantindo um controlo total sobre as comunicações efetuadas entre as entidades, e reduzindo os custos com os encargos administrativos associados à receção, impressão e arquivo de faturas”, assinala o comunicado.
Os fornecedores beneficiam igualmente da eficiência do processo de faturação eletrónica no ciclo da receita, garantindo a execução do processo com maior qualidade, em menor tempo e de forma mais segura com impacto direto no prazo médio de recebimentos das empresas que fornecem o Hospital de Braga.
“A adesão à Faturação Eletrónica deve ser encarada pelos parceiros do Hospital de Braga como uma oportunidade para elevar a competitividade das empresas e um importante contributo para a sustentabilidade ambiental”, refere Pedro Costa.
“Mais importante do que centrar a atuação no plano legal, os Hospitais do Serviço Nacional de Saúde devem ser parte ativa no desenvolvimento de um ecossistema de transição digital, apoiando, incentivando e participando em ações de sensibilização, formação e partilha de experiências, que permitam promover as virtudes deste processo de transição”, acrescenta.
O recente adiamento da obrigatoriedade de adesão de pequenas e médias empresas à faturação eletrónica para 01 de janeiro de 2025 “não deverá ser impeditivo de se continuar a promover a adesão junto dos fornecedores do Hospital de Braga”, conclui o Coordenador Financeiro.
A implementação da faturação eletrónica na Administração Pública decorre da Diretiva Comunitária 2014/55 da União Europeia, que determina que todas as Administrações Públicas europeias devem poder aceitar faturas em formato eletrónico dos seus fornecedores.