5G: Portugal e Espanha discutem colaboração em programa de cidades inteligentes

Economia
5g: portugal e espanha discutem colaboração em programa de cidades inteligentes

O ministro da Economia, António Costa Silva, e a ministra espanhola dos Assuntos Económicos e Transformação Digital, Nadia Calviño, discutiram esta terça-feira, 20 de setembro, a possível colaboração num programa de cidades inteligentes, utilizando os corredores 5G entre os dois países.

A informação foi dada pelos dois governantes, em conferência de imprensa, no final de uma reunião, em Madrid, onde o desenvolvimento dos corredores 5G na Península Ibérica foi um dos temas abordados.

“Nestes corredores, de Évora a Mérida e de Aveiro a Salamanca, estamos a pensar usar os dois lados da fronteira, uma cidade espanhola e uma portuguesa, para desenvolvermos um grande programa de cidades inteligentes”, avançou Costa Silva.

O desenvolvimento de um ecossistema favorável a startups foi outro dos temas discutidos pelos representantes dos dois países, que, tal como disse Nádia Calviño, querem converter a Península Ibérica num “paraíso digital” para aquele tipo de empresas.

Foi ainda discutida a possibilidade de colaboração entre os dois países na indústria de semicondutores, que são essenciais, por exemplo, para a indústria automóvel, no desenvolvimento de uma “fileira da mobilidade elétrica” na Península Ibérica e no desenvolvimento de baterias e hidrogénio verde e das interconexões com a Europa.

Questionado sobre a aplicação de uma taxa sobre lucros extraordinários a empresas em Portugal, tal como Espanha está a fazer às energéticas e à banca, Costa Silva disse que o Governo está a aguardar as recomendações da Comissão Europeia, que serão depois analisadas e, se necessário, ajustadas à realidade portuguesa.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dgs define grupos prioritários para vacinação preventiva contra a varíola dos macacos

DGS define grupos prioritários para vacinação preventiva contra a varíola dos macacos

Próximo Artigo
Fernando pimenta vai regressar às maratonas nos mundiais de ponte de lima

Fernando Pimenta vai regressar às maratonas nos Mundiais de Ponte de Lima

Artigos Relacionados