45 alunos de Engenharia Aeroespacial da UMinho começam aulas práticas no aeródromo do Cerval

Universidade projeta criação de hangar para atividade aeronáutica
45 alunos de engenharia aeroespacial da uminho começam aulas práticas no aeródromo do cerval
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Um total de 45 alunos da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho fazem a sua primeira experiência de voo, em 04 de março, no aeródromo do Cerval, em Vila Nova de Cerveira, no quadro de um acordo de cooperação entre o Aeroclube do Alto Minho (AAM) e a aquela universidade.

O presidente do Aeroclube, Carlos Alberto Silva adiantou ao O MINHO que os estudantes terão, ainda, contacto com as vertentes da meteorologia, em matérias dadas por docentes do curso.

O ato, uma espécie de inauguração da parceria, e que decorre todo o dia, conta com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da CCDR-Norte, António Cunha e com o autarca cerveirense, Rui Teixeira.

Ao que apuramos, a UMinho projeta construir um hangar na zona do aeródromo, para ali poder dar aulas práticas e criar um pequeno laboratório para experiências aeronáuticas. Espaço não falta dado que o aeródromo tem 30 hectares.

Em paralelo, as Câmaras de Cerveira e de Valença – que gerem a pista de aterragem – estão a certificá-la para que se torne de classe 1, ou seja, para que nela possam operar aviões de maior porte.

O Cerval tem 60 aviões estacionados e que dali partem, pilotados por portugueses e por galegos.

Aeroclube do Alto Minho e universidade assinaram protocolo

Como O MINHO noticiou, em janeiro, as partes assinaram um protocolo de colaboração que visa o desenvolvimento de projetos na área da aeronáutica, como programas de formação, adaptação ao meio aéreo, conferências e workshops.

Na ocasião, o novo diretor da nova licenciatura em Engenharia Aeroespacial da UMinho considerou o momento “especial” e “fundado numa visão de médio prazo”.

”Permitirá a partir de fevereiro aos alunos do curso experiências de voo em aeronaves ligeiras, além de lidarem desde cedo com questões operacionais e meteorológicas, entre outras”, disse Gustavo Dias, que elogiou as caraterísticas do aeródromo de Cerval, situado na raia entre Cerveira e Valença, e que, por isso, numa segunda fase pode até propiciar-se uma extensão da atividade aeroespacial da UMinho, além de outros projetos de investigação e oportunidades para ambas as partes.

O curso de Engenharia Aeroespacial – licenciatura e mestrado – estreou-se este ano com a nota de entrada mais alta da UMinho e, também, do top 10 nacional. “Temos uma procura continuada por novas áreas de formação relevantes para a região e o país, por isso há razão para estarmos satisfeitos com esta aposta ganha, soubemo-nos antecipar e responder às necessidades”, sublinhou o reitor.

A sessão contou com a presença da vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, do presidente da Escola de Engenharia, Pedro Arezes, do representante da Ordem dos Engenheiros, Hugo da Cal Barbosa, e de representantes dos municípios de Cerveira e Valença, entre outros.

Aeródromo é considera um dos mais importantes da Península Ibérica

O aeródromo de Cerval, uma antiga pista para aviões florestais, é considerado um dos mais importantes da Península Ibérica. Está fora dos corredores principais de operação aeroportuária comercial, tem gestão operacional em contínuo e a possibilidade de reserva de espaço aéreo.

Possui também interesse histórico, pois o pioneiro da aviação americano Charles Lindbergh reabasteceu ali perto em 1933, aquando da sua ligação Grenoble-Lisboa. Devido ao tempo adverso na passagem sobre os Pirenéus, que ditou um maior consumo de combustível, Lindbergh amarou então o seu hidroavião no rio Minho, junto à Ínsua de Castro, em Friestas, Valença. Em 1995, foi erigido um monumento alusivo no local.

 
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