Violinista de Ponte de Lima entre os 10 melhores do mundo em concurso de Jazz

João Silva
Foto: Alexander Stertz

João Silva, violinista natural de Freixo, Ponte de Lima, é um dos 10 selecionados pelo júri do concurso que é considerado o mais importante no mundo em relação ao violino jazz.

A audição deste ano realiza-se entre 26 e 29 de setembro, em Cracóvia, na Polónia, com João Silva a atuar perante os jurados Anja Lechner, Michal Urbaniak and Ernst Reijseger.

Na competição participam violinistas vindos de vários países, como Japão, Itália, Estados Unidos, Polónia, França e Polónia. E é daqui que sai o “melhor violista de jazz” de 2024.

Em declarações a O MINHO, João Silva mostrou-se muito satisfeito por regressar aos palcos deste concurso depois de ter participado na final em 2022.

“No último ano estive mais focado em escrever, gravar e produzir muita música, trabalhei muito no meu primeiro álbum “The Love Protocol” que foi gravado com a orquestra FAMES na Macedónia e que vai ser lançado dia 12 de julho”, revelou João Silva.

Mesmo com a azáfama em relação ao lançamento do novo álbum, o limiano considera-se “super feliz por participar na Seifert Competition” e promete “dar o melhor”.

“Mas sobretudo desfrutar do fazer música que é o para aquilo que eu vivo”, sublinhou.

João Silva partilhou ainda que, desde o início de 2024, vive em Konstanz, na Alemanha, onde já lançou dois singles do novo álbum.

“E há mais um que sai esta sexta, dia 14 de junho”, acrescentou.

Pode ouvir aqui o segundo single, “Trust”.

2023 foi ano em grande

2023 foi um ano em grande para João Silva. O violinista participou no álbum da cantora catalã Marina Tuset, que ganhou o Grammy Latinos de “Best Ingineered Album”, nos mais prestigiados prémios musicais do mundo que decorreram em novembro de 2023.

No início de 2024, recebeu um voto de louvor da Câmara de Ponte de Lima, percorrendo depois diferentes países da Europa em digressão, incluindo Portugal, mais precisamente a sua terra-natal, Ponte de Lima.

Arranjo de cordas no álbum vencedor do Grammy

Em declarações a O MINHO, aquando do anúncio da vitória no Grammy, João Silva adiantou que escreveu e gravou o arranjo de cordas para a canção “Yakari”. 

“Produzir, escrever e gravar arranjos de cordas é um trabalho que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos, estou a trabalhar muito com artistas de todo o mundo”, sublinhou. 

Na altura integrava parte de uma residência organizada pela discográfica francesa Art Melodies, Fames Residence e a Creative Europe. 

O álbum galardoado foi produzido por Érico Moreira, músico e produtor brasileiro radicado em Barcelona, e masterizado por Felipe Tichauer, um engenheiro de som brasileiro radicado em Miami.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Promulgado diploma que alarga acesso ao Porta 65 Jovem

Próximo Artigo

Viana: Foi condenado por levar droga no carro mas pena caiu por ser para consumo

Artigos Relacionados
x