Dinamarqueses constroem casas sobre água em salina abandonada de Portugal

Em Setúbal
Imagem: Slimstudio

O estúdio dinamarquês de arquitetura marítima MAST revelou planos para construir um hotel com casas sobre estacas numa antiga salina portuguesa, no Estuário do Sado, perto de Setúbal.

O local será transformado num destino turístico ecológico, inspirado nas cabanas e cais de pescadores tradicionais do sul de Portugal.

A construção está prevista para começar em breve, com as primeiras casas a serem inauguradas no final de 2025. O projeto também inclui a transformação de uma grande parte do terreno de 50 hectares numa reserva natural.

Marshall Blecher, arquiteto e cofundador da MAST, citado pela revista Dezeen, destacou que o objetivo é promover o turismo sustentável, adicionando acomodação necessária à área, mas com o menor impacto possível no que considera ser uma “paisagem única”.

As casas sobre estacas, que servirão como suítes de hóspedes, serão pré-fabricadas fora do local usando madeira laminada cruzada portuguesa (CLT), o que “reduzirá o impacto no delicado ambiente”. Estas estruturas serão acessíveis por uma rede de pontes elevadas, trilhos naturais, barco ou caiaque.

Além disso, um antigo edifício utilizado para a produção de sal será transformado num restaurante e spa, e uma torre de observação de pássaros oferecerá vistas sobre os pântanos e a orla marítima. O projeto também prevê o retorno da produção de sal artesanal em pequena escala.

Explica aquela publicação que o gabinete dinamarquês foi abordado para explorar opções para o local no início de 2023, propondo agora edifícios sobre estacas em vez de flutuantes, considerados mais apropriados para o local por causa da fauna e flora.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Linha do Minho cortada devido a atropelamento mortal em Barcelos

Próximo Artigo

Escapam ilesos a aparatosa colisão em Viana do Castelo

Artigos Relacionados
x