Seguir o O MINHO

Guerra na Ucrânia

Zelensky vai falar na próxima cimeira da NATO

Guerra

em

Foto: DR / Arquivo

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai participar por videoconferência na cimeira da NATO, que vai decorrer em Madrid, a 29 e 30 de junho, disse o diretor adjunto do gabinete presidencial.

Zelensky “foi convidado a falar na primeira sessão desta cimeira, ou seja, na sessão de abertura, que vai contar com a presença dos 30 líderes, os aliados da NATO”, acrescentou Ihor Zhovkva, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Zhovkva sublinhou que a cimeira deverá adotar um novo conceito estratégico de defesa da NATO para a próxima década e, na declaração final, a ser aprovada no final da cimeira, a situação na Ucrânia, bem como a invasão russa vão estar em destaque no documento.

Cerca de 40 líderes mundiais, incluindo dos países-membros da NATO e convidados, deverão marcar presença na cimeira de Madrid, além de cinco mil participantes.

Zelensky também aceitou um convite da Alemanha para participar na próxima cimeira do G7, que vai decorrer entre 26 e 28 de junho, na Baviera.

Não é ainda conhecido se Zelensky, que não saiu da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, vai participar presencialmente ou por videoconferência na cimeira do G7.

EM FOCO

Populares