Zelensky agradece aos EUA o envio de veículos blindados

Zelensky agradece aos eua o envio de veículos blindados

O Presidente da Ucrânia agradeceu hoje aos Estados Unidos da América (EUA) o envio de veículos blindados Bradley no último pacote de ajuda militar, sublinhando que são “exatamente o que é necessário” para o combate contra as forças russas.

Num discurso efetuado esta sexta-feira à noite, Volodymyr Zelensky considerou “muito poderoso” o pacote de ajuda militar fornecido pelos EUA e realçou a importância dos veículos blindados Bradley pelos seus mísseis antitanque, que podem fazer a diferença para as tropas ucranianas.

“Pela primeira vez, vamos ter veículos blindados Bradley – é exatamente isto que é necessário. Novas armas e munições, incluindo as de alta precisão, novos foguetes. É oportuno e forte”, declarou o chefe de Estado ucraniano, enaltecendo o homólogo americano, Joe Biden, bem como os membros do Congresso e “todos os americanos que apreciam a liberdade e que sabem que vale a pena proteger a liberdade”.

Entretanto, as autoridades ucranianas referiram hoje não ser claro se Moscovo está a cumprir o cessar-fogo unilateral de 36 horas para o Natal ortodoxo – e que a Ucrânia denunciou como um estratagema -, uma vez que algumas das forças russas avançaram com a invasão, apesar da trégua anunciada, nomeadamente na região de Luhansk, no leste do país, onde o governador regional Serhiy Haidai relatou a continuação dos bombardeamentos e ataques russos.

O Ministério da Defesa da Rússia alegou na sexta-feira que as forças ucranianas continuaram a bombardear as suas posições e esclareceu que as suas forças se limitaram a defender as posições, embora não fosse claro se essas trocas ocorreram antes ou depois do início do cessar-fogo de Moscovo.

O anunciado cessar-fogo está previsto terminar hoje à meia-noite de Moscovo, 23:00 na capital ucraniana Kiev (21:00 em Lisboa).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Condutor de 41 anos morre em brutal acidente na galiza após levar com carro que galgou separador

Condutor de 41 anos morre em brutal acidente na Galiza após levar com carro que galgou separador

Próximo Artigo
Rio este 'acordou' selvagem no centro de braga

Rio Este 'acordou' selvagem no centro de Braga

Artigos Relacionados