YouOn. Empresa de Famalicão integra projeto português de 9,5 milhões para criar produtos na área dos media

YouON. Foto: DR/Arquivo

A empresa tecnológica famalicense YouOn integra o consórcio de 24 entidades portuguesas que estão a participar num projeto de 9,5 milhões de euros para desenvolver novos produtos na área dos media, informou a autarquia.

Designado CHIC (Cooperative Holistic View on Internet and Content), o projeto “visa reforçar a exportação e a presença nacional em mercados internacionais, desenvolvendo e vendendo ao exterior, por exemplo, soluções para a captura e a transmissão dos sinais de televisão de alta resolução de 4k – a designação para a próxima geração que aí vem – através da Internet”.

“Pretende-se igualmente criar tecnologias de utilização da língua portuguesa falada para implementar a interface de diálogo com o televisor, permitindo que a relação dos programas e canais seja feita através da linguagem, sendo uma alternativa ao uso do comando”, lê-se na nota enviada às redações.

Os produtos desenvolvidos no âmbito do CHIC serão comercializados em 77 mercados internacionais, dos quais se destacam o brasileiro, o alemão, o espanhol, o norte-americano, o russo e o asiático.

Liderado pela empresa Mog Technologie e com uma duração de 36 meses, o projeto CHIC envolve 24 entidades nacionais, entre universidades e centros de investigação, empresas e associações, oriundas dos principais sectores da indústria, sendo cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&D Empresarial.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Atenção, Braga. Condicionamentos no trânsito devido a obras

Próximo Artigo

Projeto do novo mercado municipal em análise na reunião de Câmara desta segunda-feira

Artigos Relacionados
x