Seguir o O MINHO

Famalicão

YouOn. Empresa de Famalicão integra projeto português de 9,5 milhões para criar produtos na área dos media

em

YouON. Foto: DR/Arquivo

A empresa tecnológica famalicense YouOn integra o consórcio de 24 entidades portuguesas que estão a participar num projeto de 9,5 milhões de euros para desenvolver novos produtos na área dos media, informou a autarquia.

Designado CHIC (Cooperative Holistic View on Internet and Content), o projeto “visa reforçar a exportação e a presença nacional em mercados internacionais, desenvolvendo e vendendo ao exterior, por exemplo, soluções para a captura e a transmissão dos sinais de televisão de alta resolução de 4k – a designação para a próxima geração que aí vem – através da Internet”.

“Pretende-se igualmente criar tecnologias de utilização da língua portuguesa falada para implementar a interface de diálogo com o televisor, permitindo que a relação dos programas e canais seja feita através da linguagem, sendo uma alternativa ao uso do comando”, lê-se na nota enviada às redações.

Os produtos desenvolvidos no âmbito do CHIC serão comercializados em 77 mercados internacionais, dos quais se destacam o brasileiro, o alemão, o espanhol, o norte-americano, o russo e o asiático.

Liderado pela empresa Mog Technologie e com uma duração de 36 meses, o projeto CHIC envolve 24 entidades nacionais, entre universidades e centros de investigação, empresas e associações, oriundas dos principais sectores da indústria, sendo cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&D Empresarial.

Anúncio

Famalicão

Famalicão de luto com a morte de Gouveia Ferreira, notável dirigente e advogado

Presidente do Famalicense Atlético Clube e antigo dirigente dos Bombeiros de Famalicão

em

Foto: Divulgação

Morreu Manuel António Gouveia Ferreira, advogado famalicense e, desde 2017, um dos “notáveis” do dirigismo desportivo, depois de ter sido agraciado com o galardão de Mérito Desportivo, por parte da Câmara de Famalicão.

Dirigente do ano, em 2017, no Famalicense Atlético Clube (FAC), um dos mais ecléticos clubes desportivos da região, a participar em modalidades nas principais divisões nacionais, Gouveia Ferreira dirigiu ainda o Clube Aventura Famalicão. No aspecto humanitário, presidiu à direção dos Bombeiros Voluntários de Famalicão.

 

Era também conhecido na praça pública por ser um crítico mordaz, recorrendo a sátira e ironia nos artigos de opinião que foi publicando, ao longo da última década, no jornal famalicense Opinião Pública, do grupo que alberga a Fama TV e a Rádio Digital.

O corpo estará em câmara ardente a partir das 16:00, desta segunda-feira, na casa mortuária da Igreja Matriz velha, na Praça 9 de Abril. A família informa ainda que não haverá lugar a cerimónia religiosa, com o corpo a ser levantado para um crematório no final da manhã de terça-feira.

Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Jovem de 21 anos morre após despiste em França

Óbito

em

Foto: DR

Uma jovem, de 21 anos, natural de Ribeirão, Famalicão, perdeu a vida num despiste automóvel, em Pibrac, na região de Toulouse, em França.

A vítima terá sido projetada para fora do carro depois deste entrar em despiste numa estrada local, de acordo com o jornal La Depeche.

O veículo, conduzido por um irmão da vítima mortal, ter-se-á despistado antes de entrar a ponte sobre o rio Aussonnelle.

Os bombeiros foram alertados por volta das 16:30 de sábado. Em França, a jovem morava em Plaisance-du-Touch.

O irmão da vítima, também ele com cerca de 20 anos, sofreu ferimentos na sequência do sinistro, não correndo perigo de vida.

Continuar a ler

Famalicão

Motard em estado grave após colisão em Famalicão

Gavião

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um motociclista, com cerca de 40 anos, sofreu ferimentos considerados “graves” na sequência de uma colisão entre a mota de cilindrada pesada que conduzia contra uma viatura ligeira, ao início da noite deste sábado, em Gavião, concelho de Famalicão, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

O alerta foi dado às 19:05 horas, para um acidente a envolver um motociclo pesado na Avenida Santiago de Gavião, naquela freguesia.

No local estiveram os Bombeiros Famalicenses, com uma viatura e três bombeiros, acompanhados pela VMER de Famalicão.

A vítima, que não corre perigo de vida, foi transportada para o Hospital de Braga.

A GNR registou a ocorrência.

(notícia atualizada às 21h13)

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares