Seguir o O MINHO

Famalicão

YouOn. Empresa de Famalicão integra projeto português de 9,5 milhões para criar produtos na área dos media

em

YouON. Foto: DR/Arquivo

A empresa tecnológica famalicense YouOn integra o consórcio de 24 entidades portuguesas que estão a participar num projeto de 9,5 milhões de euros para desenvolver novos produtos na área dos media, informou a autarquia.

Designado CHIC (Cooperative Holistic View on Internet and Content), o projeto “visa reforçar a exportação e a presença nacional em mercados internacionais, desenvolvendo e vendendo ao exterior, por exemplo, soluções para a captura e a transmissão dos sinais de televisão de alta resolução de 4k – a designação para a próxima geração que aí vem – através da Internet”.

“Pretende-se igualmente criar tecnologias de utilização da língua portuguesa falada para implementar a interface de diálogo com o televisor, permitindo que a relação dos programas e canais seja feita através da linguagem, sendo uma alternativa ao uso do comando”, lê-se na nota enviada às redações.

Os produtos desenvolvidos no âmbito do CHIC serão comercializados em 77 mercados internacionais, dos quais se destacam o brasileiro, o alemão, o espanhol, o norte-americano, o russo e o asiático.

Liderado pela empresa Mog Technologie e com uma duração de 36 meses, o projeto CHIC envolve 24 entidades nacionais, entre universidades e centros de investigação, empresas e associações, oriundas dos principais sectores da indústria, sendo cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&D Empresarial.

Anúncio

Famalicão

Morreu o Pe. Manuel de Sousa Silva, pároco de Joane durante 60 anos

Uma vida ao serviço da comunidade de Joane

em

Foto: Arquidiocese de Braga

Faleceu o padre Manuel de Sousa Silva que exerceu funções como pároco da vila de Joane entre 1959 e 2019, anunciou hoje a Arquidiocese de Braga.

O pároco tinha sido substituído no cargo em junho de 2019 depois de um pedido de substituição motivado por doença.

Nascido a 03 de setembro de 1929, em S. Lourenço de Sande, Guimarães, foi ordenado sacerdote a 05 de julho de 1953.

Após a sua ordenação, foi nomeado vigário cooperador da paróquia do Divino Salvador de Joane, Vila Nova de Famalicão, assumindo este trabalho a 3 de setembro do mesmo ano.

Seis anos depois, em 30 de junho de 1959, por morte do pároco, foi nomeado para o substituir, tendo dedicado todo o seu ministério ao serviço dessa paróquia.

Em nota de imprensa, a Arquidiocese de Braga sublinha que o Pe. Manuel de Sousa e Silva demonstrou sempre grande preocupação por construir e manter a unidade da paróquia atráves das famílias e diversos grupos pastorais.

“Destaca-se, entre outras, a construção ou recuperação do Centro Social, Capela Mortuária, o Salão Paroquial e a Residência Paroquial. Ao mesmo tempo, cuidou de diversos grupos pastorais, nomeadamente: a catequese, Acção Católica, Fraternidade Nun’Álvares, Legião de Maria, Jovens sem Fronteiras e os dois grupos corais”, refere a mesma nota.

Já o arciprestado de Famalicão, na altura da sua substituição, deixou um agradecimento ao pároco “pelo serviço prestado”.

Continuar a ler

Famalicão

Incêndio destrói exaustor industrial em fábrica de tubos em Famalicão

Em Bente

em

Foto: DR/Arquivo

Um incêndio destruiu, esta manhã, um exaustor industrial de uma fábrica de produção de tubos de aço, em Bente, Vila Nova de Famalicão, não tendo havido vitima a registar, disse hoje à Lusa fonte da Proteção Civil de Braga.

Segunda fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o alerta foi dado às 10:45 e “destruiu um exaustor industrial”, sendo que, pelas 13:00, a ocorrência estava “já dada como encerrada”.

No local, referiu a fonte, estiveram 16 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, apoiados por cinco viaturas.

Continuar a ler

Famalicão

Chocolate de Famalicão fecha acordo com a Amazon

Empresa com sede em Ribeirão

em

Foto: DR/Arquivo

Os Chocolates Casa Grande, com sede em Ribeirão, Famalicão, anunciou um acordo de distribuição com a Amazon através dos supermercados Whole Foods. A marca pretende aumentar a sua presença nos Estados Unidos a partir de setembro.

A empresa já tinha anunciado a sua entrada nos supermercados Central Market, no Texas, e agora o novo acordo permite entrar também em Nova Iorque e Boston.

“A Whole Foods incorpora e representa todos os princípios que preconizamos para os Chocolates Casa Grande, nomeadamente a sustentabilidade ambiental e social. Temos a certificação UTZ, temos um programa que combate a escravatura infantil, o cacau utilizado no processo de fabrico respeita as pessoas e não utilizamos óleo de palma nem aromas. Os nossos chocolates são um produto clean label. Procuramos parceiros que tenham os mesmos valores de um planeta mais sustentável e com alimentos mais naturais”, destaca João Pinho Vítor, business director da Fábrica de Chocolates Casa Grande.

“Estamos entusiasmados com estes acordos recentemente celebrados nos EUA, sentimos que existe um reconhecimento grande e que as nossas marcas acrescentam valor no sortido dos nossos clientes. Em boa verdade é fácil de explicar porque somos diferentes e são estes parceiros que estão dispostos a ter produtos com mais valor para os seus consumidores, cada vez mais exigentes e ávidos de marcas diferentes. Atualmente estamos a fechar mais acordos internacionais que em breve estarão concluídos e que dele daremos nota oportunamente”.

A cadeia de supermercados Whole Foods foi adquirida pela Amazon em 2016, e é conhecida por apostar na agricultura sustentável e na alimentação saudável. A Fábrica de Chocolates Casa Grande foi fundada em 2009 e tem duas marcas, a premium Casa Grande e a Trendy Not Guilty – The Right Way – e produz chocolates para incorporação noutros produtos alimentares para outras indústrias portuguesas e estrangeiras.

Continuar a ler

Populares