Seguir o O MINHO

Famalicão

Ymotion 2019 arranca com muitas caras conhecidas em Famalicão

Apresentação de curta metragem de jovem famalicense é um dos destaques

em

Foto: CM Famalicão

As atrizes Soraia Chaves e Bárbara Lourenço, os locutores de rádio Fernando Alvim (Antena 3) e Joana Cruz (RFM), o crítico de cinema Rui Pedro Tendinha e o cineasta Gonçalo Galvão Telles são algumas das figuras do cinema, rádio e televisão nacionais que hoje, vão estar em Famalicão para a festa de lançamento da quinta edição do Ymotion, Festival de Cinema Jovem.

O evento está marcado para as 21:30, na Casa da Juventude de Famalicão.

Segundo nota municipal, há várias iniciativas previstas com destaque para a exibição da curta metragem “Rafeiro” da jovem realizadora famalicense Cátia Silva e para uma conversa sobre cinema conduzida pelo crítico e comissário do Ymotion, Rui Pedro Tendinha.

O Ymotion é dirigido aos jovens entre os 12 e os 35 anos e tem novamente 2500 euros para atribuir à melhor curta-metragem a concurso. O período de candidaturas e submissão dos filmes decorre até 6 de outubro.

Serão atribuídos os seguintes prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros; “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros; e prémios para “Melhor Elenco”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.

A gala de entrega de prémios está agendada para o dia 9 de novembro, no Centro de Estudos Camilianos, em São Miguel de Seide.

EM FOCO

Populares