Seguir o O MINHO

Esposende

Voluntários recolheram 5 toneladas de lixo de praias e zonas ribeirinhas de Esposende

Mais de 700 pessoas

em

Foto: Divulgação

Cerca de cinco toneladas de resíduos foram recolhidas no litoral e zonas ribeirinhas de Esposende, numa ação que envolveu mais de 700 voluntários, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que a ação decorreu em 29 e 30 de março, numa extensão de 10 quilómetros de praias, dunas e zonas ribeirinhas, abrangendo cerca de 60% do litoral de Esposende.

Estiveram envolvidas escolas e associações de Esposende e outros voluntários a título individual.

Foto: Divulgação

Às escolas e associações, foram oferecidos ecopontos domésticos para utilização nas respetivas sedes, ação realizada no âmbito da Campanha de Sensibilização Intermunicipal para a Recolha Seletiva e Compostagem Doméstica promovida pela CIM Cávado.

Os participantes individuais “ganharam” ecobags, como forma de incentivar as práticas de separação seletiva e reciclagem.

“Com estas ações, pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes”, refere o município.

A campanha deste ano, subordinada ao tema “Do rio ao mar sem lixo”, é uma das ações que fazem parte do programa da Bandeira Azul.

Populares