Voluntários recolhem 1,75 toneladas de lixo nas praias de Esposende

Foto: CM Esposende

Cerca de 200 voluntários recolheram, no passado fim de semana, 1,75 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende.

Através da empresa municipal Esposende Ambiente, a Câmara levou a efeito mais uma ação de voluntariado ambiental, que incidiu sobre uma extensão de cerca de 8,5 quilómetros de praias, dunas e zonas ribeirinhas, desde a Foz do Rio Neiva até à Praia da Ramalha, em Apúlia, abrangendo cerca de 50% do litoral de Esposende.

Denominada “Do rio ao mar sem lixo”, esta ação foi desenvolvida no âmbito do programa da Bandeira Azul para 2025 e, para além da Esposende Ambiente e da Câmara Municipal, contou também com a colaboração e participação do Parque Natural do Litoral Norte, das Uniões de Freguesias Belinho/Mar, Esposende/Marinhas/Gandra, de Apúlia/Fão, Junta de Freguesia de Antas, das Associações Rio Neiva e AssoBio, dos Agrupamento de Escuteiros de Marinhas, de Mar e de Vila Cova, das escolas de surf e kitesurf do concelho (Slat Flow, GKS Gokiteschool e Apúlia Surf School), da PRORIVER, Atlantic Diving, da Associação de Trabalhadores do Município (ADCRSME), da Associação Amigos de S. Lourenço, do Grupo da Universidade do Minho, do Banco Local de Voluntariado e de vários voluntários que, individualmente, quiseram dar o seu contributo para a “melhoria da qualidade” das praias do concelho.

Em comunicado, a autarquia lembra que, devido às condições climatéricas adversas, fruto da depressão Núria, tiveram de ser canceladas as ações de limpeza previstas para o dia 04 de abril, sexta-feira, que contariam com a participação de cerca de 650 crianças e jovens de estabelecimentos de educação e ensino do concelho e extra concelho. As atividades de limpeza serão reagendadas para o 3.º período letivo, prevendo-se que até início da época balnear envolvam mais de um milhar de alunos.

Com estas ações, a Câmara pretende “alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados